Reunião do Conselho Executivo Nacional Unimed

Publicada semana passada

No dia 18 de setembro, a Faculdade Unimed participou da 12ª reunião do Conselho Executivo Nacional Unimed (Cenu), em São Paulo. Durante o evento, a Casa do Conhecimento do Sistema Unimed apresentou o seu impacto e evolução no atendimento as Unimeds.

Na ocasião, a gerente de Educação, Projetos e Comunicação Organizacional da Faculdade Unimed, Natalia Kröhling, foi a porta-voz da instituição, juntamente com o diretor administrativo-financeiro Márcio Barbosa e o diretor acadêmico Fábio Leite Gastal. Eles apresentaram os principais números da Faculdade Unimed, assim como os projetos de destaque e a relevância de alcance, impacto e capilaridade da instituição em todo o país.

“Estarmos presentes nesse conselho, como pauta de destaque, mostra como a Faculdade Unimed atingiu relevância e se tornou uma verdadeira potência, quando falamos de educação, conhecimento, ciência e tecnologia em todo o Sistema Unimed”, destaca Kröhling.

Faculdade Unimed em números

Os dados apresentados evidenciam a atuação da Casa do Conhecimento do Sistema Unimed no desenvolvimento de profissionais e na assessoria à gestão das cooperativas. A prestação de serviços ao Sistema Unimed teve um aumento de 294%, saltando de 84 Unimeds em 2017, para 331 em 2023. O faturamento também teve um grande aumento, com a previsão de 155% de crescimento até o fim deste ano.

No portfólio, destacam-se os programas de pós-graduação, com mais de 3,8 mil alunos matriculados em 171 turmas – apenas em 2024, foram lançados 16 novos cursos. O crescimento é impulsionado pela capacidade de customização dos conteúdos e pela multiplicação dos polos regionais, que já são 17 em diferentes estados do país.

Já a frente de assessoria à gestão soma 238 projetos em andamento, incluindo consultorias, central de realização de pesquisas, seleção de novos cooperados, avaliação da rede prestadora e soluções tecnológicas inovadoras, como o Unimetrics. O sistema de algoritmos analisa a complexidade dos eventos assistenciais, o custo potencial e o risco econômico das carteiras, combinando big data e inteligência artificial. A ferramenta faz parte da estratégia da Unimed do Brasil para qualificar o controle da sinistralidade e a tomada de decisões. O modelo já foi implantado em 16 operações do Sistema Unimed.