CNPCT-FU

• Centro Nacional de Pesquisa Clínica e Tecnologia da Fundação Unimed
Centro Nacional de Pesquisa Clínica e Tecnologia da Fundação Unimed (CNPCT-FU)

O Centro Nacional de Pesquisa Clínica e Tecnologia da Fundação Unimed (CNPCT-FU) é uma unidade de pesquisa integrante da estrutura da FUNDAÇÃO UNIMED que, por sua vez, é habilitada junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) como um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT).

O CNPCT-FU tem como finalidade auxiliar a sociedade com a investigação de novas doenças e criação de tratamentos e soluções tecnológicas capazes de controlar sintomas e prevenir enfermidades, promovendo o desenvolvimento e a integração da pesquisa clínica no âmbito do Sistema Unimed.

O Sistema Unimed é um ambiente extremamente propício para o desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas, como saúde, gestão e tecnologias voltadas ao cuidado às pessoas. Hoje, temos 341 cooperativas (Unimeds) espalhadas por todo o país, que são compostas por 118 mil médicos cooperados, que podem ser possíveis pesquisadores da área da saúde. Além disso, temos uma rede de 29 mil hospitais, clínicas, laboratórios e serviços credenciados, que servem de estrutura para o atendimento de 19 milhões de clientes (pacientes).

Com tamanha capilaridade e conhecimento aplicado já produzido no Sistema Unimed, a Fundação Unimed, mantenedora da Faculdade Unimed acredita e investe em produção científica e desenvolvimento tecnológico. Por isso, criou o Centro Nacional de Pesquisa Clínica e Tecnologia da Fundação Unimed (CNPCT-FU), para auxiliar a sociedade com a investigação de novas doenças e a criação de tratamentos e soluções tecnológicas capazes de controlar sintomas e prevenir enfermidades.

Neste sentido, o CNPCT-FU apresenta os seguintes objetivos gerais:

• Realizar, intermediar e captar estudos clínicos junto as Contract Research Organization (CROs) e agências de fomento, atuando ativamente na alocação dos estudos clínicos nas instituições que compõem o Sistema Unimed;
  • Desenvolver cursos e consultorias nas diferentes áreas relacionadas à pesquisa clínica no Sistema Unimed;
  • Consolidar um modelo institucional de pesquisa clínica baseado nas Boas Práticas de Pesquisa;
  • Incentivar e facilitar o ensino dos fundamentos básicos envolvidos em pesquisa clínica;
  • Desenvolver e capacitar recursos humanos para apoio à pesquisa clínica no Sistema Unimed em âmbito nacional;
  • Desenvolver e validar estratégias de gestão em pesquisa clínica na Área da Saúde do Sistema Unimed.

Desta maneira, o público-alvo do CNPCT-FU é constituído pelo Sistema Unimed, pesquisadores clínicos e suas equipes de projetos, órgãos governamentais, centros de pesquisa da Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC), empresas privadas atuantes em pesquisa clínica e pessoas físicas interessadas em desenvolver habilidades nas atividades de pesquisa clínica.

Equipe CNPCT-FU:

• Coordenação Geral: Prof. Dr. Fábio Leite Gastal
  • Coordenação Científica: Prof. Dr. Carlos Ernesto Ferreira Starling
  • Subcoordenação Científica: Prof. Dr. José Antônio Guimarães Ferreira
  • Coordenação Administrativa e de Comunicação: Prof.ª Me. Natália Cristina Alves Caetano Krohling
  • Coordenação Jurídica: Prof.ª Drª Sabrina Colares Nogueira
  • Secretaria: Prof.ª Me. Maria Tereza Dantas Bezerra Soares

Quer fazer parte do Centro Nacional de Pesquisa Clínica e Tecnologia da Fundação Unimed (CNPCT-FU)?

Entre em contato conosco pelos e-mails: [email protected] ou negó[email protected]

CONTATOS E FUNCIONAMENTO

Endereço: R. Grão Pará, 379 – Santa Efigênia – MG, 30150-340

E-mail: [email protected]