Pesquisa de Satisfação é ferramenta estratégica para o Sistema Unimed

Publicada semana passada

A Faculdade Unimed tornou-se um pilar de apoio estratégico para o Sistema Unimed, auxiliando cooperativas e demais empresas do Sistema, com o desenvolvimento e a aplicação de pesquisas de satisfação. Estas pesquisas são fundamentais para compreender a percepção dos clientes sobre os serviços prestados. Sejam esses clientes os beneficiários, assim como os cooperados e as próprias empresas do Sistema Unimed. De 2022 a 2024, a Faculdade Unimed desenvolveu mais de 200 projetos de pesquisas de satisfação para apoiar cooperativas e empresas do Sistema. A Unimed Participações integra esse grupo, contratando a assessoria pelo segundo ano consecutivo.

Aplicação da Pesquisa de Satisfação – Unimed Participações

A pesquisa, desenvolvida para a Unimed Participações, foi aplicada no período de 20 de fevereiro a 5 de maio desse ano. O objetivo foi avaliar o conhecimento dos dirigentes do Sistema Unimed sobre a atuação do hub de negócios. Foram entrevistados mais de 330 dirigentes de Federações, Intrafederativas, Unimed do Brasil, Seguros Unimed, Unimed Nacional, além de singulares por todo o país. A pesquisa alcançou um nível de confiança de dados levantados de 95%.

“Nossa equipe, ao lado dos parceiros da 121Labs, empresa de inovação em Customer Experience, desenvolveu o planejamento da pesquisa de satisfação a ser aplicada, com base nas necessidades apresentadas pela Unimed Participações. Customizamos o questionário, realizamos a divulgação e o disparo dos convites ao mailing de dirigentes. Acompanhamos o engajamento e, por fim, realizamos o levantamento de dados e o envio dos relatórios para a Unimed Participações”, explica a coordenadora de negócios corporativos da Faculdade Unimed, Flávia Jacome.

Os dados levantados auxiliaram a Unimed Participações a planejar ações para atuar de forma mais estratégica, e estreitar a relação com todo o Sistema Unimed, como afirma o presidente da Unimed Participações, Dr. Adelson Chagas “esse trabalho levanta dados que fornecem subsídios muito importantes para que a gente possa trabalhar o nosso planejamento estratégico, de maneira que tenhamos uma visão abrangente das empresas controladas pela Unimed Participações. Mas, para que também enxergamos o que existe de demanda do Sistema Unimed. Sem dúvidas nenhuma é uma pesquisa que tem conteúdo, entregas, qualidade, em prazos muito interessantes. O que faz com que a gente indique sempre esse produto, para que seja buscado por todas as Unimeds do Sistema”, conclui.

Metodologia inovadora

A pesquisa de satisfação, aplicada pela Faculdade Unimed, é digital e segue uma metodologia de interação Omnichannel. Ou seja, no processo são utilizados diversos canais para convite à participação e para a resposta da pesquisa de satisfação, como Chatbots de voz e texto, e-mails, SMS, contato telefônico. A coleta de informações também é automatizada.

“Em todas as etapas da pesquisa de satisfação adotamos ferramentas tecnológicas que nos proporcionam maior velocidade. Com esses recursos conseguimos, em poucos minutos, entrevistar um grande volume de pessoas. Consequentemente, reduzimos os custos do projeto. Além disso, essas tecnologias nos permitem eliminar qualquer possibilidade de parcialidade por parte de um pesquisador humano. Todos os indivíduos entrevistados recebem exatamente as mesmas perguntas e informações. Isso permite que o entrevistado responda às perguntas com mais franqueza, de forma anônima e sem o risco de constrangimento social”, afirma Flávia Jacome.

 

 

 




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