Todos os anos a convenção da Federação Internacional de Cooperativas e Mútuas de Seguros (ICMIF) é realizada em uma cidade de país diferente. Neste ano, acontecerá no Brasil, na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Para fortalecer ainda mais o cooperativismo e o Sistema Unimed, os encontros serão realizados no Centro de Inovação e Espaço de Eventos Unimed-BH. O evento tem a realização do ICMIF, em parceria com a Seguros Unimed e correalização da Faculdade Unimed, patrocínio da Unimed-BH e apoio do Sistema OCB.
Sob a temática principal “Preenchendo as lacunas de proteção”, as palestras e painéis abordarão tópicos como: Segurança cibernética e seguros; saúde e bem-estar; sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU; gerenciamento de forças de trabalho em um mundo pós-Covid.
O congresso, permeado pela natureza cooperativista, também trará uma abordagem interativa para que os membros da ICMIF compartilhem e discutam seus maiores desafios com os participantes e especialistas do setor.
“O Brasil é um dos raros países que não permite às cooperativas operar em seguros. Atualmente, um projeto de lei no Congresso debate exatamente essa limitação. Coincidentemente, a realização deste evento em nosso território ocorre no momento em que o projeto está prestes a ser apreciado em plenário na Câmara. É uma oportunidade valiosa para o cooperativismo brasileiro preencher essa lacuna. Portanto, este tema será certamente um dos destaques das discussões”, disse Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed e diretor-geral da Faculdade Unimed.
Debates regulatórios
A ICMIF, entidade setorial da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), representa mais de 200 cooperativas e mútuas em 61 países. Em 2021, essas afiliadas registraram receitas de prêmios superiores a R$ 1,42 trilhões e mantiveram R$ 10,4 trilhões em ativos. Tais números demonstram a significativa presença das cooperativas, responsáveis por aproximadamente 30% do mercado global de seguros. Entretanto, no Brasil, o modelo cooperativo enfrenta barreiras regulatórias. Neste cenário, os Projetos de Lei Complementar 519/2018 e 101/2023 surgem no Congresso como possíveis caminhos para mudar esse cenário. A iniciativa visa a ampliar a atuação das cooperativas no segmento de seguros, hoje principalmente focado em seguros agrícolas, de saúde e de acidentes do trabalho.
As inscrições estão abertas, com condição especial para colaboradores do Sistema Unimed. Garanta seu ingresso e conheça a programação neste link.
CATEGORIAS
- Saúde
- Cases de Sucesso
- Institucional
- Graduação
- Eventos
- Assessoria de Gestão
- Educação a distância
- Pós-graduação
- Curta duração
- Extensão
- Gestão
Fale com a Faculdade Unimed
Acesse nossa página de atendimento
clicando aqui ou ligue para:
0800 702 1301