Faculdade Unimed e Unimed-BH desenvolvem projeto para capacitação de cooperados e conselheiros

Publicada 12/09/2024

Com foco na capacitação contínua e desenvolvimento estratégico, a Faculdade Unimed e a Superintendência Executiva de Relacionamento com o Cooperado e Sustentabilidade da Unimed-BH lançaram um dos maiores projetos de formação voltado aos cooperados e conselheiros de operadoras do Sistema Unimed. Dividido em duas trilhas — Desenvolvimento de Cooperados e Desenvolvimento de Conselheiros — o programa impacta diretamente mais de 5.000 médicos cooperados, além dos membros dos conselhos Técnico-Societário, de Administração, Fiscal, Delegados do Conselho Social, Conselho Consultivo do Instituto Unimed-BH e o Núcleo de Integração de Cooperados (NICOOP).

Desenvolvimento de Cooperados: foco em capacitação e alinhamento estratégico

A Formação de Cooperados, com carga horária de 58 horas, é oferecida no formato 100% on-line e aborda temas cruciais para a atuação médica no contexto cooperativo, como: Competências para desenvolvimento de carreira, Governança Clínica, Cultura e Experiência do Cliente (NPS), ESG na Saúde, Aspectos Regulatórios, Cooperativismo e Governança Corporativa.

Segundo o Coordenador de Assessoria em Gestão e Mercado da Faculdade Unimed, professor David Maia, "este é o maior programa de capacitação de cooperados já desenvolvido por uma singular no Sistema Unimed. O programa não só eleva o nível de qualificação dos nossos cooperados, como também fortalece o senso de pertencimento à cooperativa, essencial para o alinhamento estratégico".

Formação de Conselheiros: capacitação de alto nível em governança e gestão

A trilha de Formação de Conselheiros foi estruturada para atender às necessidades da alta gestão, com foco em governança corporativa, gestão estratégica, inovação tecnológica e aspectos inerentes à saúde suplementar. Com uma carga horária de 78 horas e uma combinação de encontros presenciais e aulas on-line assíncronas, o programa explora nove disciplinas essenciais: O papel dos Conselheiros; Gestão de Riscos; Fundamentos de Regulação Setorial (ANS); ESG na Saúde; Compliance e Lei Geral de Proteção de Dados; Gestão da Rede Assistencial e Serviços Próprios; Gestão da Inovação; Tecnologia da Informação e Análise de Dados; Estratégias Comerciais e Gestão de Portfólio de Produtos.

O presidente da Unimed-BH, Dr. Frederico Peret, enfatiza: "Este é um programa pioneiro, desenvolvido junto à Faculdade Unimed, cujo objetivo é aprimorar os conhecimentos de governança, customizado para as necessidades do nosso negócio enquanto cooperativa e operadora de plano de saúde. O projeto, capitaneado pelo professor David Maia, com todo o apoio da diretoria da Faculdade, representada pelo Dr. Helton Freitas, da área acadêmica da instituição, assim como da alta gestão da Unimed-BH, representada por mim, reforça essa nossa parceria, cada vez mais construtiva, com a Faculdade Unimed. Por meio dessa iniciativa vamos construir um modelo virtuoso, vitorioso, customizado, para soluções que o Sistema Unimed precisa. Para que possamos trabalhar uma boa governança e que também tenhamos uma boa sucessão em nossas cooperativas."

O diretor-geral da Faculdade Unimed e presidente da Seguros Unimed, Dr. Helton Freitas, complementa: "Essa iniciativa é um marco em nossa trajetória de importantes projetos e ações que contribuíram, e contribuem, para a jornada de desenvolvimento contínuo, trilhada pela Unimed-BH. Fomentar a capacitação dos cooperados e conselheiros é contribuir para a evolução do conhecimento em saúde, gestão e cooperativismo em prol da sustentabilidade do Sistema Unimed, e para essa atuação de excelência da cooperativa".

Uma parceria estratégica que fortalece a gestão e a inovação

A colaboração entre a Faculdade Unimed e a Unimed-BH se intensificou nos últimos anos, com projetos estratégicos que visam a transformação e o desenvolvimento contínuo da cooperativa. Em 2023, a Faculdade Unimed foi peça-chave no alinhamento do Planejamento Estratégico da Unimed-BH com a alta administração. No mesmo ano, a parceria se expandiu com treinamentos direcionados ao Conselho Fiscal, alinhamento estratégico junto ao Conselho Social e a integração de novos cooperados.

Agora, em 2024, o programa de Formação de Cooperados e Conselheiros reforça essa relação e o posicionamento da Faculdade Unimed como a Casa do Conhecimento do Sistema Unimed, impulsionando a inovação e o fortalecimento do modelo de governança da Unimed-BH.