- Home
- Notícias
- Institucional
- Faculdade Unimed apoia capacitação de educadores para inclusão de crianças e jovens com TEA
A escola pode desempenhar um papel fundamental no diagnóstico e no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mas como adaptar o ambiente escolar para melhor acolhê-las? Como os educadores podem atuar no dia a dia, para favorecer a inclusão e a adesão às terapias? Essas e outras questões são abordadas em um projeto de capacitação voltado a educadores de escolas públicas de Minas Gerais. A iniciativa é realizada pelo Instituto Unimed Minas Gerais, com apoio da área de Gestão de Saúde Integral da Unimed Federação Minas, e contou com a parceria da Faculdade Unimed. Até o momento, 130 educadores foram capacitados em cidades como Belo Horizonte, Curvelo e Ituiutaba.
Educação como ferramenta de inclusão
O projeto foi criado para orientar profissionais da educação que atendem alunos da rede pública diagnosticados com transtornos do neurodesenvolvimento, especialmente TEA. Podem participar da iniciativa professores, pedagogos, assistentes escolares, supervisores, coordenadores e diretores com vínculo ativo em estabelecimentos de ensino público da região de abrangência da Unimed, preferencialmente na educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental e educação especial.
O curso é desenvolvido ao longo de cinco encontros, totalizando a carga horária de 20h, sendo quatro aulas EaD (3h cada) e uma aula presencial (8h). Essas aulas são ministradas por uma equipe multiprofissional capacitada em diversas especialidades, como fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, nutrição, educação física e assistência social. Os participantes recebem uma cartilha impressa com todo o conteúdo teórico apresentado nas aulas, preparada pela área de Gestão de Saúde Integral da Unimed Federação Minas.
A principal proposta do projeto é proporcionar aos profissionais da educação, capacitação e conhecimento técnico sobre o Transtorno do Espectro Autista, com aplicabilidade em suas atividades diárias. "Ao aproximar educadores e familiares da equipe multidisciplinar e promover ambientes mais inclusivos para alunos com transtornos do neurodesenvolvimento e TEA, podemos melhorar a adesão aos tratamentos e terapias propostos, aumentando o engajamento da família e da escola", destaca a analista de responsabilidade social da Unimed Federação Minas Gerais, Clores Juliana Barros.
Para a Faculdade Unimed, essa parceria é uma oportunidade de contribuir para levar informações e conhecimentos importantes aos educadores, para contribuírem com a inclusão dessas crianças e jovens na escola e na sociedade. “Acreditamos no poder transformador da educação, do compartilhamento de conhecimentos, por isso, a Faculdade Unimed, como a Casa do Conhecimento do Sistema Unimed, aposta e contribui com esse projeto. A iniciativa é uma ferramenta para capacitar os educadores, promover a inclusão e apoiar as famílias nessa jornada. Fazer parte de projetos como esse nos enche de orgulho", declara o diretor acadêmico da instituição, professor doutor Fábio Gastal.
Capacitação e acolhimento da família
A iniciativa envolve ainda outro grupo de capacitação, este já direcionado para pais e responsáveis. O objetivo é apoiar os familiares a estabelecerem melhor comunicação com essas crianças e jovens, a compreenderem como auxiliá-las nas atividades rotineiras e nas interações em ambientes como o escolar.
O curso é desenvolvido ao longo de cinco encontros, sendo quatro aulas EaD (2h cada) e uma aula presencial (4h). As aulas também são ministradas por uma equipe multiprofissional capacitada em diversas especialidades.
Unimeds de Minas Gerais interessadas em levar esse projeto para a sua cidade podem entrar em contato com a analista de responsabilidade social da Unimed Federação Minas, Clores Juliana Barros, pelo e-mail [email protected]
CATEGORIAS
- Saúde
- Cases de Sucesso
- Institucional
- Graduação
- Eventos
- Assessoria de Gestão
- Educação a distância
- Pós-graduação
- Curta duração
- Extensão
- Gestão
Fale com a Faculdade Unimed
Acesse nossa página de atendimento
clicando aqui ou ligue para:
0800 702 1301