- Home
- Cursos
- Curta e Média Duração
- DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA AGITAÇÃO PSICOMOTORA
DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA AGITAÇÃO PSICOMOTORA
A agitação psicomotora é uma das emergências psiquiátricas mais comuns, estando associada a diversos transtornos psicológicos. Por isso, é essencial que os profissionais da área da saúde mental estejam preparados para lidar adequadamente com essa situação, garantindo a segurança e o conforto do paciente.
O curso de Diagnóstico e Tratamento da Agitação Psicomotora visa auxiliar nessa preparação. Para isso, aborda possíveis causas e sintomas do quadro, as melhores abordagens para lidar com os pacientes agitados e as opções terapêuticas e farmacológicas de tratamento, observando as especificidades de cada transtorno associado.
Ao fim do curso, o aluno estará apto a oferecer um atendimento de excelência aos pacientes com agitação psicomotora, tanto em caráter emergencial como para diagnóstico e tratamentos a longo prazo.
A capacitação é uma atividade acreditada pela Comissão de Formação Continuada das Profissões de Saúde do Sistema Nacional de Saúde (SNS) com 7,6 créditos de formação médica continuada.
OBJETIVO
- Aprender a tomar decisões assertivas e ágeis no atendimento à agitação psicomotora em caráter de emergência;
- Adquirir competências técnicas em desescalada verbal e conhecer os diferentes tipos de pacientes que podem apresentar agitação psicomotora;
- Identificar as diferentes formas de agitação psicomotora;
- Classificar e identificar a agitação de acordo com os seus sintomas;
- Conhecer as opções terapêuticas e farmacológicas para pacientes com agitação psicomotora, as suas indicações, riscos e efeitos secundários.
PÚBLICO-ALVO
Médicos, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde mental que desejam aprimorar suas técnicas para lidar com pacientes em quadro de agitação psicomotora; gestores de serviços de saúde que queiram adquirir uma visão abrangente sobre o assunto.
Professores
Dr. Javier Correas – Chefe do Departamento de Psiquiatria do Hospital Universitario del Henares, em Madrid. É licenciado em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Murcia e especialista em Psiquiatria pelo Hospital Universitário Ramón y Cajal, em Madrid. Concluiu o doutorado em Medicina na Universidade de Alcalá, em 2004, com tese sobre a comorbidade da TDAH e distúrbios de controle de impulsos.
Dr. Cecilio Álamo – Professor de Farmacologia no Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Alcalá, em Madrid. Concluiu a licenciatura e o doutorado em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Sevilha, com qualificação excepcional e um prêmio extraordinário. Ocupou cargos docentes na Universidade de Alcalá e na Universidade de Sevilha. Investigador em análises farmacológicas, ações extra-endocrinológicas, mecanismos de ação analgésica e estudos farmacológicos de antipsicóticos.
Dr. Javier Quintero – Doutor em Medicina e especialista em Psiquiatria com experiência em hospitais de prestígio, atualmente é responsável pelo Serviço de Psiquiatria de um hospital universitário. Foi professor de Psiquiatria em universidades e é autor de vários livros e mais de 40 artigos em revistas científicas.
Modelo de competências aplicado à abordagem do paciente agitado
Clínica e diagnóstico do paciente agitado
Agitação em psicose
Agitação no paciente afetivo
Agitação no paciente dual
Agitação no paciente com transtorno de personalidade
Psicofarmacologia aplicada
Novas estratégias terapêuticas na gestão do paciente agitado
Aspectos legais na abordagem do paciente agitado
Fale com a Faculdade Unimed
Acesse nossa página de atendimento
clicando aqui ou ligue para:
0800 702 1301