Curta e Média Duração

INTERPRETAÇÃO DO MANUAL DA ONA – VERSÃO 2022

A implantação do Manual da Organização Nacional de Acreditação (ONA) é essencial para promover o alinhamento dos serviços de saúde com os mais recentes padrões de qualidade, nacionais e internacionais, garantindo uma experiência positiva e segura aos pacientes.

Neste curso, você vai compreender a estrutura, a metodologia e os principais requisitos – core e transversais – abordados na última versão do documento (2022-2025), estando apto a contribuir com a implementação do manual em diferentes instituições de saúde.

Além disso, são abordadas as etapas da acreditação, como passar com sucesso por cada uma delas e quais as vantagens desse processo, por meio do qual os negócios de saúde obtém o devido reconhecimento pela excelência dos serviços prestados.


Para quem é esse curso

Profissionais das áreas de saúde, gestão e operação, atuantes em cooperativas de saúde ou recursos próprios.


O que você vai aprender

  Conceitos, definições e história da ONA e do Manual;

  Gestão de riscos, confiabilidade e continuidade do negócio;

  Fundamentos de gestão em saúde alinhados à ONA;

  Estrutura, metodologia e requisitos do Manual ONA 2022;

  Qualidade, governança clínica e gestão do cuidado;

  Conceitos, definições, etapas e benefícios da acreditação.


Estrutura

Curso 100% à distância com aulas ao vivo e gravadas.

A história da Organização Nacional de Acreditação (ONA)
ONA e Manual da ONA: conceitos e definições
Fundamentos de gestão em saúde alinhados à ONA
Dimensões da qualidade em saúde
Governança clínica
Gestão do acesso à saúde e cuidado integrado
Gestão de riscos e confiabilidade
Gestão de mudanças e continuidade do negócio
Estrutura e metodologia do Manual da ONA – Versão 2022
Interpretação das seções, subseções e requisitos do Manual da ONA
Requisitos transversais (visão sistêmica)
Novos requisitos e requisitos core
Profª. Cristiane Caldeira
Profª. Cristiane Caldeira

Graduada em Enfermagem (PUC Minas), especialista em Acreditação Hospitalar e Gestão da Qualidade em Saúde (FELUMA), pós-graduada em DRG – Diagnosis Related Groups: Governança Clínica, Gestão da Qualidade, Prevenção e em Controle de Infecção Relacionada à Assistência: Infecção Hospitalar (FELUMA). Possui 14 anos de experiência como gestora de qualidade, processos, riscos e estratégia e atuação nas áreas de auditoria, planejamento estratégico e implantação de normas do segmento saúde.

CARGA HORÁRIA 16 horas
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