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- Saiba como melhorar o atendimento a pacientes idosos
O envelhecimento da população nas últimas décadas fez com que as instituições de saúde passassem a se preocupar mais com o atendimento a pacientes idosos. Afinal, esse público tem necessidades especiais e exigem cuidados bem específicos.
De fato, é notável o aumento da presença das pessoas nessa faixa etária em clínicas e consultórios. No entanto, ainda é comum que os colaboradores e mesmo a equipe médica não estejam preparados para atendê-los.
Por isso, neste post, separamos algumas dicas de como melhorar o atendimento a pacientes idosos. Continue a leitura e veja como colocá-las em prática!
Entenda as necessidades dos pacientes
A primeira coisa a se fazer é entender quem realmente são seus pacientes. Se o seu público é composto na maioria por idosos, é preciso adotar algumas medidas para tornar o atendimento mais adequado a eles.
Mas isso não quer dizer que todas as pessoas nessa faixa de idade são iguais. Pois as necessidades delas podem variar bastante de acordo com a renda, a localização e os próprios problemas de saúde relacionados. Por isso, o melhor é conversar bastante com seus pacientes e ouvi-los com atenção para identificar o que é mais importante para eles.
Invista no conforto do ambiente
Depois de saber o que seus pacientes idosos precisam, é hora de realizar algumas mudanças na infraestrutura. Muitos deles têm dificuldades de locomoção, precisam de bengalas, cadeiras de rodas ou andadores. O ambiente, desde a entrada até a sala do consultório, deve estar preparado para receber essas pessoas da melhor forma possível.
Preocupe-se também com os espaços internos. Dessa forma, deixe áreas livres para a circulação, instale barras de ferro nas paredes e corrimãos nas escadas para apoio. Evite colocar tapetes que prejudiquem a locomoção e cuide para que os pisos sejam antiderrapantes, inclusive, instalando adesivos em alguns locais de risco de queda.
Além disso, invista, ainda, no conforto dos idosos. Comece já na sala de espera, colocando móveis confortáveis e ergonômicos, aparelhos de televisão e outros meios de distração, bem como água e café (sem açúcar).
Saiba se comunicar com os idosos
A comunicação é um dos pontos mais importantes para melhorar o atendimento a pacientes idosos e, provavelmente, o mais delicado. Ter esse cuidado é necessário porque muitos deles já têm dificuldades para escutar e falar, podendo ficar impacientes ao não entenderem alguma coisa ou não serem compreendidos.
Por isso, seja o mais claro e objetivo possível, evitando termos técnicos ou rebuscados. Pronuncie as palavras devagar e de maneira bem articulada. Da mesma forma, escute com atenção tudo que o paciente tem a dizer e, se necessário, faça perguntas para compreendê-lo melhor.
Ainda assim, pode ser preciso que você ou ele repitam alguma informação. O melhor é manter a calma e tentar deixá-lo concluir suas falas. Ele ficará mais tranquilo ao se sentir ouvido e respeitado, adquirindo mais confiança em você.
Tenha paciência no atendimento a pacientes idosos
O fato é que os pacientes idosos costumam estar muito fragilizados, muitas vezes, em situações delicadas e que exigem cuidados especiais. Nessa idade, o fator emocional conta bastante, já que o mal-estar físico desgasta também o psicológico.
Com isso, eles podem ficar agitados e até irritados facilmente, sobretudo se não forem compreendidos. A melhor forma de lidar com essa situação é ter muita paciência e, sempre que possível, esperar que se acalmem, para só depois tentar resolver o problema.
Procure manter contato com os pacientes
Quem trabalha com pessoas idosas deve ter em mente que elas vão precisar de cuidados pelo resto da vida. Afinal, muitas delas sofrem com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, que devem ser monitoradas bem de perto.
Desse modo, é fundamental manter contato com esses pacientes mesmo depois de realizado o atendimento. Para tanto, é bom sempre ligar, enviar lembretes e convites para consultas e perguntar aos parentes e conhecidos como eles estão.
Logo que realizar a primeira consulta, procure marcar um retorno e fazer um plano de atendimentos. O ideal é que o paciente idoso retorno ao consultório, pelo menos, a cada seis meses ou sempre que tiver algum problema. Deixe um canal aberto de comunicação, disponibilizando e-mail e telefone para os familiares e a própria pessoa entrar em contato.
Ofereça um atendimento humanizado
A medicina evoluiu para oferecer um atendimento cada vez mais rápido e dinâmico, resultando na impessoalidade. É nessa hora que muitos médicos e outros profissionais da saúde erram, uma vez que as pessoas não são iguais e não devem ser tratadas dessa forma — e isso é ainda mais complicado quando se trata de idosos.
Daí que surgiu o chamado atendimento humanizado, uma forma de lidar com as pessoas de maneira mais próxima e personalizada. Assim, o médico e os colaboradores se empenham em, de fato, ouvir e entender as necessidades dos pacientes. Ou seja, tudo que mencionamos até agora pode se resumir em humanização.
Capacite os seus colaboradores
De nada adianta tentar implantar essas medidas no seu consultório sozinho. Toda a sua equipe de colaboradores, desde os colegas médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde até recepcionistas, atendentes e técnicos devem se envolver nessas mudanças.
Afinal, todos eles, de uma forma ou de outra, vão realizar alguma das etapas do atendimento a pacientes idosos. Do responsável por marcar as consultas ao que vai fazer a limpeza do ambiente, todos precisam tratar as pessoas de maneira humana e com muita paciência e atenção.
Para tanto, o ideal é contratar profissionais já habilitados a atender a esse público. No entanto, não deixe de investir na capacitação dos seus colaboradores. Existem diversos cursos de especialização, de curta ou longa duração, que preparam para lidar com pacientes com necessidades especiais.
O trabalho de um médico e de outros profissionais da saúde pode sempre ser melhorado, no sentido de se adaptar às peculiaridades das pessoas. Portanto, melhorar o atendimento a pacientes idosos significa não apenas oferecer um serviço mais adequado, como também se tornar um profissional mais completo.
Gostou do post? Quer saber mais como melhorar o atendimento na sua clínica ou consultório? Então, entenda também por que adotar a humanização nas suas consultas!
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