Qual a importância da acreditação em instituições de saúde?

Publicada 18/12/2020

A acreditação hospitalar é um tema recorrente dentro da gestão hospitalar, no entanto, você sabe qual é a sua importância e como ela pode colaborar para a melhoria dos processos das instituições de saúde? É sobre isso que iremos falar hoje.

Neste post você vai aprender quais são os impactos positivos da acreditação, qual a importância dela para o desenvolvimento da instituição e como se preparar para gerir equipes durante os processos de avaliação para acreditação, mas, para começar, vamos ver o que é acreditação hospitalar.

O que é acreditação hospitalar?

 

É uma metodologia de avaliação de processos que deve ser realizado periodicamente, de forma voluntária e sigilosa. Seu objetivo é avaliar a qualidade assistencial com base numa série de requisitos elaborados por especialistas na área e que levam em consideração o tipo de instituição e de serviço de saúde ofertados no local.

A ideia é que, ao cumprir estes requisitos, ocorra um aprimoramento da segurança do paciente e da qualidade do cuidado em saúde.

De acordo com os padrões da Organização Nacional de Acreditação (ONA), existem três níveis de acreditação:

Nível 1 - Acreditado

A organização de saúde cumpre ou supera, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

Nível 2 - Acreditado Pleno

A organização precisa atender a dois critérios:

1) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;

2) cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

Nível 3 - Acreditado com Excelência

A organização precisa atender a três critérios:

1) cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;

2) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada;

3) cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

Quais as vantagens do processo de acreditação?

 

Como dissemos anteriormente, a acreditação deve ser feita de forma voluntária e não é uma exigência do Governo brasileiro para que as instituições de saúde possam funcionar. Então por que se tornar uma instituição acreditada?

De acordo com pesquisas existem várias vantagens comprovadas do processo de acreditação:

  1. Melhoria dos processos hospitalares

Uma parte inerente ao processo de acreditação é o levantamento e avaliação dos processos internos. É preciso analisar quais deles funcionam de maneira adequada, quais seus pontos de melhoria e quais precisam ser substituídos.

Como consequência, há uma melhoria em diversos processos tanto administrativos quanto clínicos, impactando diretamente na qualidade dos serviços de saúde e na experiência do paciente.

  1. Impactos na motivação dos profissionais de saúde

Os profissionais de saúde são essenciais para qualquer projeto de acreditação. É preciso que eles entendam o objetivo das mudanças e como elas irão os ajudar a cuidar melhor dos pacientes e na gestão da organização.

A acreditação pode influenciar a percepção dos profissionais sobre a instituição, tornando-os orgulhosos de trabalhar naquele local e mais satisfeitos com a sua atuação profissional.

Ela também promove uma melhoria nas condições de trabalho e incentiva os profissionais a buscarem por mais qualificação, o que também influencia na melhoria da qualidade dos serviços prestados.

  1. Maior satisfação dos pacientes

Ao promover um aperfeiçoamento dos processos internos de gestão e prática clínica, melhorar o ambiente de trabalho dos profissionais de saúde e incentivar uma maior qualificação das equipes, há um impacto direto no atendimento aos pacientes.

Eles ficam mais satisfeitos com os serviços prestados pela instituição e com o trabalho da equipe médica como um todo. A imagem da instituição com o público geral também é impactada positivamente, pois ela passa a ser associada a atendimento de qualidade e excelência em saúde.

Qual a importância da gestão hospitalar na acreditação?

 

O gestor hospitalar tem um papel central na acreditação. Isto acontece porque é a equipe de gestão que irá gerir desde o mapeamento dos processos internos, a seleção da equipe responsável por analisá-los e desenhar as mudanças, a implantação e acompanhamento de novos procedimentos.

Estudos também indicam que a motivação da alta direção durante a acreditação impacta diretamente na motivação dos demais profissionais da instituição – médicos, enfermeiros, farmacêuticos, equipe de limpeza, recepcionistas e demais equipes.

Por isso, ter um gestor que entenda profundamente a importância da acreditação e seja capaz de transmitir este conhecimento para todos, liderando-os e motivando-os durante este período de mudanças é essencial.

Por trazer muitas mudanças, que às vezes exigem que os profissionais passem a atuar de maneira diferente do que estão acostumados ou do que acreditam ser a melhor a forma, a acreditação pode ser um período muito estressante e cansativo, levando os profissionais a se sentirem sobrecarregados e incapazes de aplicar todos os novos procedimentos necessários.

O gestor precisa ter em mente o impacto psicológico destas mudanças para evitar situações de Burnout e aumentar as chances de sucesso quando ocorrer a avaliação junto a Instituição Acreditadora.

Uma boa forma de desenvolver as habilidades necessárias para gerir este projeto de maneira adequada é através da capacitação.

Como se capacitar em gestão hospitalar?

 

A Faculdade Unimed oferece algumas soluções de capacitação em Gestão Hospitalar.

MBA em Administração Hospitalar.

O MBA em Administração Hospitalar da Faculdade Unimed é voltado para gestores de instituições de saúde que desejam adquirir competências para lidar com mais qualidade e segurança com questões relativas à finanças, gestão de estoques, logística hospitalar, recursos humanos e muito mais.

Ele é voltado para questões práticas que tratam diretamente da rotina dos gestores:

"A maioria dos professores atua no dia a dia em instituições de saúde e consegue transmitir aos alunos a vivência e a prática, ou seja, o que acontece na gestão de hospitais. Assim, é um MBA que proporciona o conhecimento de eventos que os profissionais desse segmento vivenciam de fato e aponta quais decisões precisam tomar para sanar os problemas", explica Eduardo Regonha, coordenador do MBA em Administração Hospitalar.

Para saber mais clique aqui.

Tecnólogo em Gestão Hospitalar

Voltado para profissionais que desejam atuar na gestão de instituições de saúde, mas que não tem ensino superior completo ou que tem pouca experiência na área da saúde, o Tecnólogo em Gestão Hospitalar é um curso de graduação que visa preparar profissionais para as especificidades da administração de unidades hospitalares.

O curso é reconhecido pelo MEC com nota 4, tanto na modalidade presencial, quanto EAD. Ele tem carga de 2.480 horas e 5 períodos, a estrutura curricular é composta por conteúdos e informações técnicas, administrativas, humanas e éticas.

Para conhecer melhor este curso, clique aqui.

Ficou na dúvida sobre qual é a melhor opção para você? Entre em contato com a nossa central de atendimento e poderemos te orientar sobre qual deles melhor atende as suas necessidades.




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