O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

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Publicada 04/09/2023

Outsourcing é uma estratégia de negócio em que uma organização contrata uma empresa especializada externa para assumir atividades internas específicas, que não fazem parte do seu foco principal.

Essa prática permite ao contratante direcionar seus esforços e equipes internas para atuarem em suas atividades-fim, enquanto a empresa de outsourcing oferece mão de obra, recursos, equipamentos, tecnologias e expertise para lidar com as demandas de outras áreas.

Assim, o outsourcing ajuda na eficiência operacional da organização, dando fôlego para que ela atue em seus propósitos centrais, enquanto outra empresa cuida de demandas importantes para a operação, mas que fogem à especialidade do contratante.

Como funciona o outsourcing?

O outsourcing costuma ser aplicado em áreas estratégicas para a organização, que exigem recursos e conhecimentos específicos para terem um bom desempenho, ou em projetos temporários, com escopo, objetivos e prazos bem definidos.

Após a contratação, essas atividades são assumidas pelo prestador do serviço, incluindo a mão de obra, tecnologia, equipamentos e recursos, enquanto a empresa contratante nomeia um responsável interno para supervisionar as atividades contratadas.

Esse profissional fica responsável por acompanhar e administrar o outsourcing, monitorando e gerenciando o desempenho da empresa terceirizada, para manter o alinhamento com as metas organizacionais e garantir a qualidade dos serviços.

Vantagens do outsourcing

Além de otimizar a operação da empresa para que ela possa focar em suas atividades principais, ao mesmo tempo em que agrega valor às suas atividades secundárias estratégicas, o outsourcing também proporciona outros benefícios. São eles:

  • Ajuda a reduzir ou controlar custos ao economizar em salários, benefícios, capacitação e infraestrutura com a terceirização de mão de obra e de outros recursos;

  • Proporciona acesso a recursos e conhecimentos de outras áreas indisponíveis internamente, sem necessidade de investimento em treinamentos, tecnologias e equipamentos;

  • Melhora a produtividade das equipes internas, liberando-as para exercer funções e se dedicar a projetos diretamente ligados ao propósito central da empresa;

  • Melhora os resultados de atividades de outras áreas ao repassá-las para especialistas, que executam o trabalho com mais qualidade e assertividade;

  • Ajuda a acelerar projetos ou a transformação da empresa, facilitando a adaptação a mudanças nas demandas do mercado e necessidades operacionais, sem precisar expandir internamente;

  • Diminui riscos e custos trabalhistas, já que a mão de obra terceirizada não gera vínculo empregatício com a empresa contratante e sim com a empresa prestadora do serviço.

Outsourcing na área da saúde

Na área da saúde, é muito comum que clínicas e hospitais busquem o outsourcing para otimizar a execução de atividades não relacionadas aos cuidados e atendimento ao paciente, mas que também são fundamentais para o bom funcionamento do serviço. São alguns exemplos:

TI e tecnologia

outsourcing na área de tecnologia da informação é muito comum em empresas de diversas áreas, inclusive a da saúde, em que inclui a manutenção e atualização de sistemas de registro médico eletrônico, gerenciamento de rede, segurança de dados sensíveis, entre outros.

Faturamento e cobrança

Hospitais e clínicas frequentemente terceirizam serviços de faturamento e cobrança, contratando empresas especializadas no processamento de contas médicas e outras burocracias financeiras, além da cobrança e renegociação de débitos.

Laboratórios e exames

Algumas instituições de saúde também optam pelo outsourcing na área de exames e testes laboratoriais, por meio da contratação de laboratórios ou clínicas especializadas, que dispõem de equipamentos e profissionais aptos a fornecerem resultados mais precisos e ágeis.

Recrutamento, seleção e gestão de recursos humanos

Outro parceiro estratégico frequente em serviços de saúde são as agências de recrutamento, seleção e gestão de pessoal, que ficam responsáveis por encontrar, contratar, alocar e desenvolver talentos e equipes, além de administrar folhas de pagamento e benefícios.

Marketing e publicidade

Para promover seus serviços e atrair pacientes, também é comum que clínicas e hospitais adotem o outsourcing na área de marketing e publicidade, contratando agências especializadas para desenvolverem estratégias e e administrarem seus canais de comunicação.

Outsourcing é o mesmo que terceirização?

Outsourcing e terceirização parecem ser sinônimos, já que ambos consistem em contratar empresas externas para realizar tarefas internas. Na prática, porém, são coisas diferentes, e a escolha entre elas depende do objetivo do contratante e das atividades contratadas.

A terceirização comum costuma ser adotada em tarefas mais operacionais, com foco exclusivo na redução de custos. Já o outsourcing, consiste na contratação externa de mão de obra especializada, com objetivos estratégicos, para além dos econômicos, que vão contribuir diretamente para o valor entregue ao cliente.

Conclusão

O outsourcing é uma estratégia de negócios que oferece inúmeras vantagens às organizações e uma ferramenta valiosa para impulsionar a eficiência operacional, a inovação e o foco nas competências centrais do negócio.

Na área da saúde, a prática permite o direcionamento de esforços para o aprimoramento da gestão e da qualidade assistencial, enquanto especialistas externos cuidam de tarefas em outras áreas, que também são essenciais para o bom funcionamento da instituição.

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