Em 2003, um grupo de amigos australianos se uniu com o objetivo de chamar a atenção para a saúde masculina. O movimento visava à arrecadação de fundos para a pesquisa e o tratamento do câncer de próstata, uma das doenças que mais acomete os homens, sobretudo os idosos. Em 2012, o Brasil também passou a aderir à campanha que, por aqui, recebeu o nome de Novembro Azul.
A ideia por trás do movimento é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Como o toque retal ainda é visto como tabu por muitos homens, muitas vezes o problema só é identificado quando já está em estágio avançado e as chances de cura são menores.
Os médicos e demais profissionais da saúde têm um papel muito importante na quebra do preconceito contra o exame de próstata e em incentivar os homens a prestarem mais atenção na própria saúde. Continue conosco para saber mais sobre esse assunto!
Qual é a importância do Novembro Azul?
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Embora a maioria dos tumores da próstata apresente um crescimento muito lento, alguns casos fogem a essa regra. Quando o tumor aumenta de tamanho rapidamente, o risco de metástase é alto, podendo levar à morte.
Os números em nosso país são bastante preocupantes: a cada 38 minutos, um homem morre em decorrência do câncer de próstata. Para mudar esse panorama, é preciso que a população masculina perceba a importância dos exames preventivos para o diagnóstico precoce da doença, já que as chances de cura são próximas de 90% quando a neoplasia é descoberta em seus estágios iniciais.
O foco do Novembro Azul é o câncer de próstata. No entanto, a campanha vai mais além ao incentivar o homem a cuidar melhor de sua saúde. Assim, problemas como diabetes, outros tipos de câncer e depressão também ganham destaque.
Como aderir à campanha?
Qualquer ação para transmitir informação e promover a saúde do homem é válida e se encaixa no movimento Novembro Azul. Veja algumas sugestões para você não ficar fora dessa!
Deixe o bigode crescer
Em 2003, os fundadores da campanha usaram bigodes — que estavam fora de moda na época — para atrair a atenção da população. Aproveitando o dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17 de novembro, o grupo de amigos criou a fundação Movember, palavra derivada da fusão de moustache ou mo (bigode, em inglês) com november (novembro).
Até hoje, o bigode é um dos símbolos da campanha. Portanto, uma forma de atrair a curiosidade dos pacientes é deixar o bigode crescer ou brincar com bigodes postiços durante o mês de novembro.
Vista-se de azul
Em diversas cidades, monumentos e prédios são iluminados com a cor oficial da campanha. Assim, uma forma simples de participar é usar roupas e acessórios azuis. O laço azul, outro símbolo bem conhecido do movimento, pode ser usado como um broche na camisa ou no jaleco.
Mude a decoração do seu consultório
Além da roupa, o azul também pode ser usado para decorar o ambiente. Na sala de espera, você pode optar por flores e almofadas azuis, por exemplo. Cartazes informativos e quadros, além de enfeitar o ambiente, podem ser usados para transmitir informações importantes e conscientizar os pacientes.
Ofereça consultas e exames a preços acessíveis
Incentive mais homens a cuidar da própria saúde por meio de consultas e exames com preços reduzidos ou mesmo gratuitos. Ainda que você não seja urologista, busque dentro da sua especialidade uma forma de oferecer auxílio ao público masculino que, em geral, não é tão adepto dos atendimentos de rotina quanto as mulheres.
Ajude a desmistificar o toque retal
Se você tem um blog ou é ativo nas redes sociais, use esses canais para explicar que o toque retal é um exame rápido, quase sempre indolor e eficaz para identificar o câncer de próstata em seus estágios iniciais. Uma alternativa é contar com panfletos educativos ou cartilhas em seu consultório para estimular seus pacientes a buscarem ajuda.
Organize uma campanha de doação de chapéus
Um dos efeitos mais marcantes do tratamento quimioterápico é a queda dos cabelos. A doação de chapéus, lenços e bonés é muito importante para ajudar aqueles que estão em tratamento a recuperar a autoestima. Os itens arrecadados podem ser encaminhados a instituições que auxiliam pacientes de baixa renda.
Divulgue o autoexame dos testículos
O câncer de testículo é raro e acomete principalmente jovens em idade reprodutiva, entre 15 e 50 anos. É um problema que merece atenção, uma vez que corresponde a 5% dos cânceres detectados nos homens. No entanto, o índice de mortalidade é baixo quando o tumor é identificado precocemente.
Assim, que tal aproveitar o mês de novembro para estimular os homens a fazer mensalmente o autoexame dos testículos? A visualização e palpação do escroto permite identificar anormalidades que podem apontar problemas mais graves.
Por que participar do movimento?
O Outubro Rosa, campanha voltada para a prevenção do câncer de mama, atrai inúmeros eventos e empresas que apoiam a causa feminina. Com o Novembro Azul, a situação é um pouco diferente, de forma que boa parte da população desconhece o movimento.
Dessa forma, é importante que cada vez mais profissionais da saúde se engajem na luta contra o câncer de próstata. Os médicos, ao apoiarem e participarem ativamente da campanha, demonstram que estão preocupados com o bem-estar dos pacientes e fazem efetivamente a diferença para aqueles que ganham a chance de cura graças ao diagnóstico precoce.
Assim, esses profissionais desempenham um papel fundamental na conscientização e atendimento aos pacientes. Por isso, é tão importante que todos participem, da sua maneira e segundo a sua especialidade, da campanha Novembro Azul. Se cada um fizer um pouquinho, a sociedade sentirá enormemente os benefícios do movimento.
O que você achou deste conteúdo? Compartilhe este post com seus amigos e ajude-os a conhecer algumas formas de aderir a essa campanha tão importante em prol da saúde dos homens!
CATEGORIAS
- Gestão
- Cooperativismo
- Diversos
- Graduação
- Saúde
- Gestão de Cooperativas
- Gestão Hospitalar
- Atenção Integral à Saúde
- Auditoria em Saúde
- Auditoria Odontológica
- Clínica Médica
- Cuidados Paliativos
- Enfermagem em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva
- Farmácia Oncológica
- Geriatria e Gerontologia
- Gestão Integrada da Qualidade em Saúde (EAD)
- MBA em Administração Hospitalar
- MBA em Farmácia Clínica e Oncológica
- MBA em Gestão de Cooperativas (EAD)
- MBA de Gestão de Negócios em Saúde
- MBA em Gestão Inovadora em Serviços de Saúde (EAD)
- MBA em Governança, Riscos, Regulação e Compliance em Saúde
- MBA em Segurança do Paciente e Gestão Estratégica em Saúde
- Perícia Médica
- Urgência, Emergência Médica e Terapia Intensiva
- MBA em Engenharia Clínica
- MBA em Transformação Digital e Gestão de Tecnologias em Saúde
- Técnico em Enfermagem
- ESG e Sustentabilidade
Fale com a Faculdade Unimed
Acesse nossa página de atendimento
clicando aqui ou ligue para:
0800 702 1301