Utilizada primariamente com o objetivo de compartilhar fotos de paisagens, viagens e pratos de comida, hoje a rede social Instagram se tornou um segmento que abriga milhares de influenciadores digitais.
O último levantamento estatístico da rede foi publicado em 2017 e demonstrou que existem cerca de 800 milhões de usuários em todo o mundo. O Brasil é o segundo país com maior número de contas cadastradas — cerca de 50 milhões.
A influência digital acontece devido ao considerável engajamento gerado na rede. Usuários conseguem interagir com marcas e pessoas de referência em tempo real. E essa interação torna muito mais acessível o contato com profissionais e experts em determinados assuntos.
Mas e o perfil médico no Instagram? É vantajoso criar uma conta profissional? Existem critérios para a relação dos médicos nessa rede social? Continue conosco e confira o artigo completo que preparamos sobre o assunto!
O perfil médico no Instagram
O Instagram permite a criação de perfis profissionais — e contas voltadas aos cuidados com alimentação, educação física e bem-estar fazem muito sucesso, impactando diretamente o estilo de vida de muitas pessoas.
Nesse contexto, a criação e manutenção de um perfil médico no Instagram tem o potencial de gerar conteúdo relevante para o bem-estar de milhares de pessoas. Além disso, é possível se tornar referência e converter seguidores em pacientes.
A presença de profissionais da Medicina vem crescendo cada dia mais no Instagram. É muito importante, no entanto, zelar pela qualidade das informações repassadas e assegurar que a ética da profissão permaneça agregada em todos os posts e conteúdos divulgados.
Critérios de divulgação segundo o CFM
Por meio da Resolução 1974/11, o Conselho Federal de Medicina apresenta regras e critérios para a divulgação de assuntos médicos. Segundo a autarquia, alguns comportamentos são inadmissíveis na mídia: a propagação de conteúdos sensacionalistas, a autopromoção e a promoção de outros.
Procedimentos que demonstrem o antes e depois, exposição de tecnologias como diferencial e garantias de resultados aos pacientes são práticas proibidas de acordo com a resolução.
E, embora a experiência clínica de cada médico seja relevante, é pertinente divulgar somente informações que sejam fundamentadas em estudos científicos.
O Manual de Publicidade Médica desenvolvido pelo CFM apresenta todas as informações e critérios relevantes sobre o assunto, podendo ser consultado à medida que surgirem dúvidas.
Após atentar a todos esses cuidados, inúmeros assuntos podem ser compartilhados com o objetivo de esclarecer e educar a sociedade. Separamos, portanto, dicas valiosas sobre temas que podem ser divulgados no Instagram para gerar engajamento e proximidade com os pacientes. Confira!
O que pode ser postado no Instagram do médico
Orientações saudáveis
Muitas vezes pode ser difícil para os pacientes discernirem quanto à credibilidade de sites e blogs que divulgam assuntos sobre saúde na internet. Assim, certas dúvidas podem ser facilmente esclarecidas por profissionais em um post no Instagram.
Se, por um lado, a tecnologia facilita o acesso à informação, por outro, o perfil médico sintetiza o que é mais relevante e fundamentado, contribuindo com conhecimentos de interesse da população.
Dependendo da especialidade médica, é possível divulgar orientações de saúde facilmente adaptáveis à rotina das pessoas e hábitos saudáveis que enfatizem a importância da prevenção de possíveis doenças.
Uma dica interessante é criar um compilado das principais dúvidas que os pacientes apresentam em consultório e que podem ser facilmente explicadas no Instagram. Assim, é possível criar uma série de posts com informações realmente úteis e esclarecedoras.
Dicas de alimentação
O Instagram tem um apelo significativo em relação aos perfis “fitness” e, consequentemente, muitas informações são compartilhadas de maneira equivocada.
No entanto, existem muitos perfis sérios de nutricionistas na rede e, de acordo com a área de atuação, o perfil médico no Instagram também pode auxiliar na propagação de hábitos alimentares saudáveis.
Cardiologistas, por exemplo, podem enfatizar a importância de dosar a quantidade de sal e gorduras na alimentação. Em contrapartida, pediatras podem advertir quanto aos cuidados alimentares de bebês e crianças com carências nutricionais ou intolerâncias.
Novidades na Medicina
A classe médica tem a característica intrínseca de estar sempre se aprimorando por meio de estudos e artigos atualizados. Afinal, a Medicina é um campo que está em constante mudança, com uma carga de informações considerável.
Um ponto interessante a ser praticado pelo médico no Instagram é a transmissão de conhecimentos sobre inovações e novos tratamentos das diferentes áreas de saúde.
Desse modo, é possível repassar as informações de artigos técnicos e específicos de maneira clara e simples para os seguidores da rede. Isso aumenta a credibilidade do médico e o engajamento dos potenciais pacientes.
Alertas para doenças sazonais
Um tema extremamente relevante e que ainda gera muitas incertezas na população é o cuidado na prevenção de doenças sazonais.
Circular informações simples e práticas antes de determinadas épocas do ano pode prevenir hospitalizações e exacerbações dessas doenças.
O desenvolvimento de conteúdos que contrastam mitos e verdades é um exemplo de como engajar as pessoas. Ao mesmo tempo que os seguidores procuram por dados fundamentados, eles ficam curiosos para saber quais os mitos que circundam a saúde.
Por que manter um perfil médico no Instagram
Um dos benefícios de criar e manter a conta do perfil médico no Instagram é alcançar maior autoridade e reconhecimento da própria imagem. Já pontuamos neste artigo que certos critérios devem ser seguidos para assegurar a ética e responsabilidade da profissão.
Mas, se os profissionais utilizarem uma ferramenta tão poderosa e influente, por meio de estratégias bem planejadas com fotos e vídeos criativos, o perfil médico no Instagram ganha popularidade e gera valor para o público-alvo.
Dessa maneira, além de os usuários conseguirem acessar facilmente informações relevantes, é possível estreitar a relação médico-paciente. E, apesar de o marketing construído por intermédio de redes sociais aproximar essa relação, o resultado é subjetivo e requer um certo tempo para ser construído.
Para isso, apostar em publicações regulares e consistentes sobre diferentes assuntos durante a semana é o ideal para estabelecer um alcance expressivo. Além disso, é interessante responder comentários e curtir outros conteúdos relevantes e de interesse da área.
O marketing no Instagram exige comprometimento e planejamento como qualquer outro, mas apresenta a facilidade de ser uma rede móvel, acessível e muito utilizada pela população. Nesse sentido, os pacientes se sentem prestigiados por usufruírem de informações pertinentes, e o médico garante destaque, fidelização de atendimentos e lucratividade.
Qual a sua opinião sobre a criação de um perfil médico no Instagram? Você já tem alguma conta na rede social ou gostaria de aprimorar a sua? Deixe seu comentário e fomente esse debate!
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