Gestão de clínicas médicas: quais são os maiores desafios?

Publicada 13/10/2018

Administrar um negócio exige diversas habilidades, entre elas a capacidade de lidar com os desafios que surgem no dia a dia. Quando o assunto é gestão de clínicas, alguns obstáculos também são observados. Afinal, é preciso ter um bom controle de agendamentos, prontuários e assim por diante.

Por isso, uma visão estratégia e ampla ajuda na hora de buscar uma solução para os problemas enfrentados no cotidiano.

Pensando nisso, selecionamos os maiores desafios envolvendo a gestão de clínicas médicas. Dessa forma, você terá um panorama sobre o assunto e conseguirá pensar em boas estratégias para vencê-los. Boa leitura!

Gerenciamento financeiro
Ter um controle efetivo no setor financeiro é um desafio para muitos gestores que atuam na área médica. Quando esse acompanhamento não ocorre de forma adequada, o resultado é o acúmulo de dívidas envolvendo a clínica.

É preciso estar atento a taxas, juros excessivos e também no fluxo de caixa para que os recursos financeiros não sejam comprometidos. Como qualquer negócio, fazer esse gerenciamento exige dedicação e organização de todos os gastos e receitas da clínica.

Entretanto, alguns gestores optam por métodos inviáveis para fazer o controle de caixa e outros fatores associados ao financeiro.

Outro ponto recorrente é a união de gastos pessoais com os custos envolvendo a clínica. Ao fazer isso, o gestor não consegue ter um controle eficiente das finanças.

Organização de dados e informações
Alguns softwares disponíveis no mercado são específicos para o gerenciamento de clínicas médicas e, por meio dessas ferramentas, é possível organizar dados e informações relevantes para o dia a dia.

Um exemplo é a grande quantidade de pacientes que são atendidos no local ou entram em contato com a clínica. Então, contar com um recurso que facilite o acesso aos dados pessoais, prontuários e demais documentos é uma excelente alternativa para otimizar o tempo durante o atendimento.

No entanto, esse é um obstáculo presente no gerenciamento, o que atrasa agendamentos e consultas. Além disso, a má organização dos dados resulta também em perdas financeiras e contribui para a insatisfação dos pacientes com o serviço ofertado.

Para aumentar a agilidade e ter um controle maior das informações, invista em novas tecnologias que ajudem nesse assunto. Assim, você garante um atendimento mais rápido e melhora o desempenho de todos os processos na clínica.

Controle de agendamentos
Fazer agendamentos é uma parte importante em toda clínica médica. Quando esse serviço é eficiente e organizado, os pacientes aumentam a confiança em toda a equipe.

Nada mais estressante para o público do que esperar durante um longo período para ser atendido. Sabemos que atrasos podem ocorrer, mas é responsabilidade da clínica monitorar e organizar todos os agendamentos, certificando-se de que os horários estão sendo cumpridos.

Esse fator é de grande importância para uma administração de sucesso, por isso, é essencial que a gestão dos agendamentos esteja alinhada às expectativas do paciente.

Ao realizar os agendamentos, certifique-se da capacidade de atendimento da clínica. Outro ponto que deve ser considerado é o intervalo necessário entre as consultas, por exemplo. Assim, caso ocorra atrasos, fica mais fácil manter tudo sob controle.

Atendimento de qualidade
O atendimento é um dos aspectos mais avaliados por pacientes, então, buscar maneiras de aprimorar esse aspecto deve ser uma preocupação constante da equipe gestora.

A ineficiência na hora de atender o público pode gerar consequências negativas para a imagem da clínica.

Em grande parte dos casos, os pacientes que buscam uma ajuda médica estão vulneráveis ou fragilizados por causa de algum problema. Então, é fundamental que o time preze por um atendimento humanizado, próximo do público.

Portanto, conheça as necessidades dos pacientes e procure oferecer um bom atendimento. Para que essa oferta ocorra de maneira eficiente, treine toda a equipe para fazer isso da melhor forma possível. Assim, com a qualificação necessária, será possível estabelecer uma comunicação mais aberta com o público.

Uso da tecnologia
Sabemos que a tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e é de grande ajuda para otimizar o tempo gasto em processos do dia a dia. Na área de clínicas médicas, essa ferramenta também desempenha um papel importante.

No entanto, é comum ocorrer dificuldades quanto ao uso da tecnologia no ambiente médico. Em alguns casos, os gestores têm receio de implementar softwares e ferramentas na clínica. Outro desafio é a adaptação aos novos meios utilizados no gerenciamento.

Portanto, invista em softwares que sejam facilitadores do bom atendimento na clínica. Opte por ferramentas que sejam adequadas e úteis em todos os processos. Além disso, pesquise quais recursos são mais compatíveis com a demanda de pacientes e que oferecem uma maior praticidade.

Nada adianta adquirir um sistema com diversas funcionalidades se ele não reflete o dia a dia da clínica. É importante oferecer treinamento aos colaboradores para que todos consigam ter uma boa adaptação.

Fazendo isso, você usará a tecnologia a seu favor, gerenciando a clínica com mais agilidade e eficiência.

Comunicação integrada
Uma boa comunicação é indispensável em qualquer ambiente de trabalho. Por meio de um diálogo aberto, o andamento dos processos envolvendo a clínica se tornam mais simples. Mas estabelecer uma comunicação integrada é um desafio para gestores, médicos e demais colaboradores.

Com isso, diversos problemas podem surgir por causa da transmissão incorreta de informações. Nesse caso, é preciso adotar métodos eficazes de comunicação integrada entre o time, como softwares e outros recursos disponibilizados no mercado.

O público também precisa ter um bom diálogo com a clínica. E para que isso aconteça, cabe ao gestor ofertar vários canais de contato, facilitando o atendimento ao paciente. Use redes sociais, telefone, aplicativos de mensagens ou outros meios que agilizem a comunicação com o paciente.

Fazer a gestão de clínicas tem alguns desafios, como atendimento humanizado e controle das finanças. Para alcançar uma administração eficiente, é fundamental a aplicação de estratégias sólidas e que sejam compatíveis com a demanda de pacientes. O uso de novas tecnologias é um importante meio para garantir que o andamento de processos seja otimizado e ágil.

Além disso, a preparação do gestor e colaboradores é essencial para que a clínica tenha um bom desempenho e consiga satisfazer as necessidades do paciente.

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