Urgência, emergência e terapia intensiva como especialização lato sensu

• Urgência, emergência e terapia intensiva como especialização lato sensu
Publicada 17/08/2018

FU inicia turmas de pós-graduação na área em Curitiba/PR e Itumbiara/GO

Demandas decorrentes do aumento do número de acidentes, da violência urbana e até mesmo da insuficiente infraestrutura da rede assistencial têm contribuído para a sobrecarga dos serviços de urgência e emergência médica e, consequentemente, para o uso abusivo de recursos. Tal cenário eleva custos e sobrecarrega a estrutura já disponível, atrasando atendimentos de pacientes. Essas e outras questões têm aumentado a busca por capacitação médica voltada para o cuidado do paciente crítico. Ponto positivo é que as Singulares do Sistema podem contar com os cursos de especialização da Faculdade Unimed, especialmente a especialização lato sensu em Urgência, Emergência Médica e Terapia Intensiva.

Com carga horária de 360 horas, tal pós-graduação é indicada a médicos que atuam ou pretendem atuar em urgências e emergências, residentes das áreas clínicas e cirúrgicas, e profissionais de medicina que desejam se preparar para a prova de título da Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB. Ao longo do curso, os alunos terão aulas teóricas e práticas que permitirão que reconheçam e tenham capacidade de intervir em situações comuns de urgência e emergência, bem como em situações com necessidades de atendimento avançado. Estarão capacitados para identificar possíveis fatores complicadores e assim prestarem atendimento ao paciente com qualidade, habilidade e segurança.

Em agosto, foi iniciada uma nova turma de pós-graduação em Urgência, Emergência Médica e Terapia Intensiva na cidade de Curitiba/PR. As aulas inaugurais do 1º módulo aconteceram nos dias 03 e 04, no hotel Lison. “Já atuo na área de urgência e emergência, e um colega de trabalho, que fez esta pós da Faculdade Unimed em Blumenau/SC, me recomendou. Dei uma olhada e achei que seria uma boa alternativa.  Já tivemos as aulas do primeiro módulo e gostei muito. O professor e o conteúdo foram excelentes”, enfatizou o aluno Sandoval Marcondes, médico clínico geral. Válido reforçar que interessados ainda podem se matricular na turma de Curitiba, que é exclusiva para médicos e tem cerca de 20 alunos até o momento. Para se matricular, clique aqui: As aulas são presenciais, com encontros mensais, às sextas-feiras e aos sábados.

Já em Itumbiara/GO, a Unimed Regional Sul Goiás optou por oferecer a pós-graduação em Urgência, Emergência Médica e Terapia Intensiva no formato in company, ou seja, exclusivamente para seus médicos cooperados. As aulas inaugurais aconteceram no Hospital da Unimed de Itumbiara, nos dias 10 e 11 de agosto, com um total de 25 alunos.

Segundo a pediatra e aluna do curso, Dra. Edilene Abdo Rodrigues Pires, o conteúdo da aula foi excelente e todos os participantes ficaram vidrados com a didática do professor. “A pós iniciou com pé direito. O conteúdo foi bem objetivo, ilustrado de forma muito clara, com ótimos exemplos de casos clínicos, tudo passado de uma forma que facilitou muito a absorção das informações e, consequentemente, o aprendizado”, destaca.

De acordo com a professora da Faculdade Unimed, Dra. Amanda Santos, a primeira disciplina da especialização é densa, com conceitos muito importantes relacionados a emergências cardiológicas. “Tratamos das paradas cardíacas e infarto no intuito de capacitar os presentes para atender a todas as emergências ligadas à cardiologia”, explica a docente.