Você sabia que exames de sangue podem ser feitos por robôs? Entenda

  • Home
  • Blog
  • Saúde
  • Você sabia que exames de sangue podem ser feitos por robôs? Entenda
Publicada 24/09/2018

Os avanços na Medicina são constantes, o que agiliza o trabalho do médico nos diagnósticos e tratamentos, além de trazer mais conforto aos pacientes com técnicas menos invasivas. Você sabia que procedimentos comuns também estão se beneficiando com a tecnologia? Até mesmo exames de sangue podem ser feitos por robôs.

Não pense que é cena de filme de ficção — pesquisadores norte-americanos desenvolveram um dispositivo que realiza a testagem sanguínea (coleta, análise e resultado) de forma precisa e rápida.

Quer conhecer melhor como funciona essa inovação que pode impactar de forma positiva no trabalho do médico e na condução dos tratamentos? Confira este post!

Exames de sangue podem ser feitos por robôs?
Engenheiros biomédicos da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, desenvolveram um robô guiado por imagem capaz de fazer o exame de sangue — uma tecnologia que integra sistemas robóticos e microfluídicos miniaturizados (lab-on-a-chip). Os detalhes desse trabalho foram publicados no periódico Technology.

Mas o papel do equipamento não é apenas fazer a análise do sangue já colhido. A grande inovação é justamente o robô atuar na coleta, um procedimento bastante delicado, já que é preciso inserir a agulha no local correto — porém a tecnologia garante precisão nessa etapa.

Dessa maneira, o robô consegue fazer todos os processos que envolvem o teste sanguíneo: coleta, análise e resultado — tudo realizado por um único equipamento.

Como funciona essa tecnologia?
Contudo, por enquanto, a pesquisa ainda está em fase de testes e só foi feita com braços artificiais — com materiais que simulam a pele, músculos e veias de um braço humano. A substância utilizada como sangue é composta por microesferas fluorescentes que representam as células sanguíneas.

Para a realização da testagem sanguínea, o paciente coloca o braço em uma plataforma e o membro é escaneado por uma câmera. A identificação das veias ocorre por um sistema de ultrassom e a tecnologia reconstrói a imagem em 3D, o que permite inserir a agulha no centro da veia.

O robô consegue, portanto, alinhar a agulha de forma precisa: em 30 testes realizados com braços artificiais, a máquina mostrou 100% de eficácia para fazer a punção correta da veia.

O sangue colhido segue direto para um dispositivo onde será realizado o teste. Depois a amostra vai para a centrífuga para que ocorra a separação das células sanguíneas do plasma. Depois disso, o equipamento realiza a análise com um sistema microscópico que determina a contagem das células.

Quais são as vantagens dessa inovação para o médico?
O teste sanguíneo é o procedimento diagnóstico mais comum da área da saúde e que influencia a tomada de decisões médicas em uma variedade de tratamentos.

No entanto, os médicos não possuem as habilidades e equipamentos necessários para fazer por conta própria esse tipo de teste, por isso encaminham o paciente a um laboratório. Desse modo, precisam esperar alguns dias para que se obtenha o resultado e só então ter um diagnóstico.

Todas essas etapas atrasam o tratamento e podem trazer consequências para a saúde do paciente. Já a robótica poderia encurtar esses processos.

Assim, o uso de robôs nesses exames apresenta uma série de vantagens, como:

  • alinhamento da agulha e veia com mais precisão do que quando o exame é realizado manualmente;
  • dispensa da mão de obra especializada no procedimento de coleta e análise — o que reduz os custos do procedimento;
  • rapidez no resultado dos exames — agilizando o trabalho do médico e diagnóstico;
  • otimização dos processos de trabalho em hospitais e laboratórios;
  • conveniência de ser utilizado no próprio posto de atendimento, como consultórios, clínicas, emergências, ambulâncias e até leitos de hospitais.

Esse teste, por enquanto, analisa somente os glóbulos brancos do sangue, porém a tecnologia permitirá incorporar, no futuro, um painel mais amplo no equipamento — o que possibilitará a realização de vários exames em um mesmo dispositivo.

Em quais outras áreas médicas a robótica já é uma realidade?
Exames de sangue podem ser feitos por robôs, mas não é só — o auxílio da robótica em cirurgias também já é uma realidade, o que proporciona uma precisão superior nos procedimentos e uma recuperação mais rápida do paciente.

Esse é o caso do robô Da Vinci, já utilizado no Brasil. É um dispositivo formado por 4 braços que apresenta pequenas pinças em suas extremidades. O comando é feito pelo médico, que conduz o procedimento sentado ao lado da mesa cirúrgica a partir do que ele vê em uma tela — com uma visão aumentada em até 15 vezes.

O robô executa as ordens e permite movimentos milimétricos — o que é ideal para trabalhar em regiões com muitos nervos e vasos sanguíneos. Possibilita, portanto, mais precisão e segurança em cirurgias nas áreas de:

  • urologia;
  • ginecologia;
  • oncologia.

Além disso, os cortes são muito pequenos, o que garante uma recuperação mais rápida e tranquila do paciente.

Nanorobôs
O futuro da Medicina terá o auxílio também de nanorobôs — dispositivos feitos a partir de DNA — com tamanho menor do que o diâmetro de um fio de cabelo e que poderão ser aplicados para:

  • liberar medicamentos na corrente sanguínea;
  • detectar concentração de açúcar no sangue;
  • manipular tumores, visto que conseguem atravessar a membrana e destruir células que são consideradas “maliciosas”.

No caso do câncer, seria uma revolução no tratamento com uma técnica não invasiva e eficaz. Sem contar o benefício para o paciente pelo fato de não prejudicar as células sadias do corpo — o grande problema da quimioterapia, por exemplo.

Uma pesquisa da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, criou um sistema robótico de DNA totalmente autônomo, em que nanorobôs são programados para cortar o fornecimento sanguíneo de tumores — causando a morte do tecido ou sua redução. O estudo foi publicado na revista Nature.

Agora você já sabe que até mesmo exames de sangue podem ser feitos por robôs, tecnologia que vai melhorar a dinâmica do atendimento médico. Isso porque esse dispositivo vai possibilitar agilidade e mais precisão na coleta, análise e resultado.

Você conhecia essa inovação na realização do teste sanguíneo? Compartilhe este conteúdo com seus colegas das redes sociais para que eles também estejam atualizados quanto a esse avanço tecnológico na Medicina!




ÚLTIMOS POSTS

17/11/2023

Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

LER POST
04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER POST
24/08/2023

Proteção de dados e privacidade na área da saúde: desafios e boas práticas

LER POST