Pós-graduação ou MBA: quais as diferenças e vantagens de cada um?

  • Home
  • Blog
  • Diversos
  • Pós-graduação ou MBA: quais as diferenças e vantagens de cada um?
Publicada 20/07/2018

Para conseguir uma boa colocação profissional, além de desenvolver as habilidades certas e adquirir experiência, é necessário expandir o conhecimento e investir em cursos de especialização. Nesse ponto, surge uma dúvida: o que é melhor para minha carreira? Pós-graduação ou MBA?

A educação continuada é um diferencial para a ascensão de todo profissional, porque reflete a disposição para se atualizar e assumir novos desafios. Se você tem o propósito de obter uma especialização, mas ainda não tem certeza sobre qual caminho seguir, acompanhe este post. Vamos falar sobre as diferenças entre pós-graduação e MBA e quais as vantagens de cada modalidade. Leia e avalie que tipo de pós corresponde melhor ao seu perfil e aos seus objetivos.

Qual é a melhor opção: pós-graduação ou MBA?

Especialização, mestrado, doutorado, MBA, lato sensu, stricto sensu: em meio a todos esses termos acadêmicos, é normal ter alguma dúvida na hora de escolher um curso de pós-graduação. Mas não podemos dizer qual é a melhor opção entre essas modalidades, o que deve ser avaliado é qual delas melhor se encaixa nos seus planos de carreira.

Por isso, é você quem deve refletir sobre essa escolha. Fazer um curso que não tenha relação com os seus propósitos profissionais pode resultar em perda de tempo, desperdício de dinheiro e frustração de expectativas. Então, conheça um pouco mais sobre os diferentes tipos de pós-graduação e pense em qual opção pode fazer a diferença na sua trajetória.

Lato sensu

Os cursos do tipo lato sensu — ou “sentido amplo”, em português — atendem o objetivo de quem pretende se tornar especialista em uma área específica de sua profissão. O aprendizado adquirido na graduação é amplo e prepara o profissional para o desempenho geral de suas atividades. Já uma especialização afunila os conhecimentos, de acordo com o campo de atuação.

São cursos com foco na prática, mais voltados às demandas atuais do mercado de trabalho. Isso significa que as especializações lato sensu são boas opções para quem almeja mudar de cargo.

Outra vantagem é a flexibilidade nos horários, o que é ideal para os profissionais que têm uma rotina cheia, com pouco tempo disponível. Em geral, são 360 horas de carga horária, com aulas que ocorrem uma vez por semana, ou em apenas um encontro ao mês, dependendo da instituição de ensino.

Stricto sensu

A pós-graduação stricto sensu — expressão em latim que significa “sentido restrito” — é mais voltada aos profissionais que querem seguir carreira acadêmica ou trabalhar com foco no desenvolvimento de pesquisas científicas.

Essa modalidade inclui os cursos de mestrado e doutorado e exige mais disponibilidade de tempo dos estudantes, devido ao conteúdo extenso e ao comprometimento da rotina. Alguns alunos, inclusive, ganham bolsas para se dedicar integralmente aos estudos.

O mestrado mais procurado é o acadêmico, mas também há a opção do mestrado profissional. Ambos têm dois anos de duração e apresentam uma série de exigências para os candidatos ao curso, como:

  • avaliação de currículo;

  • apresentação de pré-projeto de pesquisa;

  • exame escrito;

  • prova de língua estrangeira;

  • entrevista pessoal.

A diferença é que o mestrado acadêmico prepara o estudante para atuar como professor universitário ou pesquisador, enquanto o mestrado profissional destaca o pós-graduado no mercado de trabalho com um alto nível de capacitação.

Já o curso de doutorado pode durar de 2 a 4 anos e confere ao aluno um profundo conhecimento relacionado a um campo específico de pesquisa. Ao final do curso, o futuro doutor deve apresentar um trabalho de alta relevância e que tenha uma proposta inédita e inovadora.

MBA

O curso de MBA — Master Business Administration, ou Mestre em Negócios e Administração — também confere o grau acadêmico de pós-graduação. Apesar do título, não se trata de um mestrado e sim de uma especialização lato sensu. A principal diferença está no público-alvo, formado exclusivamente por profissionais das áreas de gestão.

É uma modalidade indicada a quem já tem experiência na área e pretende consolidar carreiras administrativas. São cursos procurados por gerentes, diretores e demais profissionais que querem adquirir capacitação avançada e ocupar cargos de gestores.

Quais as vantagens de investir em educação continuada?

A graduação já deixou de ser o último degrau da trajetória acadêmica e passou de um diferencial no currículo a pré-requisito para ter uma boa carreira. Com a atualização contínua das demandas do mercado de trabalho, encerrar os estudos com a graduação é limitar as chances de alcançar boas colocações profissionais.

Para ampliar as possibilidades e conquistar uma carreira sólida, o profissional deve investir em formação continuada. Além de se atualizar e dominar diferentes teorias e técnicas, veja mais algumas vantagens de fazer uma pós-graduação.

Enriquecimento do currículo

O grau de pós-graduado torna o currículo mais atrativo em comparação com candidatos que tenham somente a graduação. Além do conhecimento mais aprofundado, o profissional que se atualiza comprova que tem interesse e ambição para conquistar posições mais altas.

Conhecimentos específicos

Um curso de especialização ou MBA oferece capacitação para atuar em um campo específico. Sendo assim, os conteúdos estudados são bem afunilados, com foco em uma única área de atuação, o que torna o profissional um especialista com perfil diferenciado.

Networking

O cenário acadêmico é ideal para aumentar a rede de contatos, principalmente se tratando de um curso avançado, que já conta com um público composto por profissionais bem colocados. Isso significa que você pode enriquecer seu networking com pessoas de diferentes níveis e setores e até aumentar as chances de conseguir novas colocações.

Mudança de área

Especializar-se em uma área específica da profissão permite o início de uma nova jornada profissional. Para mudar os rumos da carreira, não é necessário passar por uma nova graduação, uma pós pode ser o suficiente para redirecionar seu caminho e alçar novos voos.

Pós-graduação ou MBA? Agora você já sabe quais são as diferenças de cada modalidade. Então, avalie as opções, defina seus objetivos com clareza, escolha o curso mais adequado ao seu perfil e dê esse importante passo na sua carreira.

Aproveite que está aqui e não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber conteúdos atualizados sobre cursos da área da saúde.




ÚLTIMOS POSTS

17/11/2023

Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

LER POST
04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER POST
24/08/2023

Proteção de dados e privacidade na área da saúde: desafios e boas práticas

LER POST