MBA em Administração Hospitalar: o que você precisa saber sobre o curso

  • Home
  • Blog
  • Gestão
  • MBA em Administração Hospitalar: o que você precisa saber sobre o curso
Publicada 03/09/2018

Dirigir um empreendimento na área da saúde requer competências e conhecimentos específicos desse setor para que seja possível oferecer um atendimento seguro e de qualidade. Se você já trabalha ou pretende atuar nesse ramo, precisa conhecer o MBA em Administração Hospitalar, oferecido pela Faculdade Unimed.

É uma pós-graduação com um enfoque mais prático, voltada para estratégias que resultem em uma gestão sustentável não só de hospitais, mas também de clínicas, consultórios e outros estabelecimentos de saúde.

Quer entender a importância dessa formação? Conheça em detalhes esse curso, sua relevância no mercado de trabalho, para quem é indicado e descubra como esse MBA pode fazer a diferença na sua carreira!

 

Como é o MBA em Administração Hospitalar?

A Faculdade Unimed desenvolveu essa pós-graduação lato sensu com o intuito de formar gestores qualificados para estarem à frente de hospitais e outras instituições de saúde. Dessa maneira, foi formatada com um enfoque voltado para as questões práticas, ou seja, para a rotina dessa função.

"A maioria dos professores atua no dia a dia em instituições de saúde e consegue transmitir aos alunos a vivência e a prática, ou seja, o que acontece na gestão de hospitais. Assim, é um MBA que proporciona o conhecimento de eventos que os profissionais desse segmento vivenciam de fato e aponta quais decisões precisam tomar para sanar os problemas", explica Eduardo Regonha, coordenador do MBA em Administração Hospitalar.

É uma formação na qual o aluno tem uma visão global da administração hospitalar, com todas as suas peculiaridades e desafios. Desse modo, o profissional adquire competências para gerir com qualidade os diferentes aspectos de uma instituição de saúde, como finanças, materiais, estoques, equipamentos, recursos humanos etc.

O curso tem carga horária de 360 horas e está dividido nos seguintes eixos:

  • Introdução ao mercado hospitalar;
  • Contextualização da gestão empresarial;
  • Práticas de gestão assistencial;
  • Gestão da operação administrativa financeira — informações para tomada de decisão e controle.

 

Como é o conteúdo programático?

O curso traz as competências para todas as áreas de atuação de um profissional de administração hospitalar, como detalha Regonha: "A grade curricular contempla desde a administração pura, passando por finanças, recursos humanos, logística, jurídico e um pouco do operacional dessas organizações. O destaque é sempre para a qualidade, segurança do paciente e resultado".

O aluno terá uma visão empresarial desse segmento, por isso são tratados temas como planejamento estratégico, controladoria, auditoria de contas, economia e marketing. "A liderança também é um dos pilares do curso, bem como o aprendizado do uso de indicadores para tomada de decisão", completa o coordenador.

Outro fator importante que a pós-graduação aborda é o relacionamento humano e o gerenciamento de conflitos. "É um ponto de extrema importância no segmento da saúde, pois orienta na conciliação dos multiprofissionais que convivem no dia a dia em uma instituição hospitalar", enfatiza.

 

Para quem a pós é indicada?

O MBA em Administração Hospitalar é indicado para médicos e outros profissionais que já trabalham na gestão de estabelecimentos de saúde ou pretendem atuar nessa área. "É direcionado para administradores hospitalares e para profissionais de outras áreas que almejam melhorias no desempenho de suas atividades nas organizações de saúde", destaca o coordenador.

É uma formação interessante também para quem busca aprimorar seus conhecimentos com o objetivo de pleitear melhores posições na carreira na área da gestão hospitalar.

 

Vantagens para os médicos

Segundo Regonha, essa qualificação é também muito recomendada para médicos que atuam de alguma forma na administração de instituições de saúde ou mesmo para administrar seu próprio negócio.

O MBA oferece ao médico a oportunidade de conviver com outros profissionais e de entender o funcionamento do outro lado de instituições de saúde, ou seja, os bastidores de todos os processos que envolvem o atendimento de um paciente. "É um conhecimento importante principalmente para o entendimento das questões relativas à redução de custos e alterações no modelo de remuneração, que são bastante debatidas atualmente", esclarece.

 

Qual sua relevância para o mercado de trabalho?

A administração hospitalar exige um conhecimento especializado, pois não se trata de um negócio qualquer. É um cenário com muitos desafios, pois o gestor precisa equilibrar o orçamento, manter a padronização dos serviços e, assim, oferecer um atendimento de qualidade. No entanto, quando o assunto é saúde, os custos são altíssimos.

Dessa maneira, é importante que o profissional receba uma formação de qualidade, direcionada para a prática, como o curso da Faculdade Unimed. "Muitos cursos semelhantes têm ótimos professores, porém sem o conhecimento prático, ou seja, com exemplos de episódios que são calculados e resolvidos com preceitos teóricos, que muitas vezes não se aplicam no dia a dia", diz Regonha.

 

Por que você deve optar por essa qualificação?

Ficou interessado nessa pós-graduação? Veja mais algumas razões para você realizar esse curso:
 

Conhecimento de gestão

As competências adquiridas com essa qualificação permitirão ao profissional ter uma visão estratégica para exercer um trabalho de qualidade na gestão de qualquer instituição de saúde, com a redução de custos e satisfação dos usuários.

 

Instituição de ensino de referência

Faculdade Unimed foi criada em 1995 e é fruto do maior sistema cooperativista do mundo, ou seja, é referência quando o assunto é ensino nos segmentos de saúde e gestão.


Curso direcionado para a prática

O corpo docente do MBA em Administração Hospitalar conhece a realidade de instituições de saúde, pois é formado por profissionais que trabalham como consultores ou executivos e, assim, conseguem transmitir essa vivência aos alunos.


Flexibilidade

Para quem tem uma rotina apertada é a qualificação ideal, pois os encontros ocorrem uma vez ao mês. "É um curso que exige dedicação, mas proporciona um tempo de descanso e maturação de tudo o que foi passado pelos professores", ressalta o coordenador.


Linguagem acessível

A pós-graduação foi desenvolvida com uma linguagem acessível, já que o intuito é formar administradores hospitalares de diferentes áreas, como médicos e enfermeiros, que não precisam, necessariamente, ter um conhecimento prévio de gestão.

O MBA em Administração Hospitalar da Faculdade Unimed pode ampliar seu campo de atuação profissional ou ainda permitir um crescimento na carreira para quem já atua na área. O profissional vai adquirir um conhecimento atual sobre todos os processos que envolvem esse segmento.

---

Quer conhecer mais detalhes dessa pós-graduação?
Entre em contato com a Faculdade Unimed e descubra outros diferenciais dessa formação!


Fale com a Faculdade Unimed

Entre em contato pela central de atendimento
clicando aqui ou ligue para: 0800 702 1301



ÚLTIMOS POSTS

13/09/2018

Terapia intensiva, urgência e emergência: que habilidades o médico precisa ter para atuar na área?

LER POST
04/09/2018

4 cursos de gestão na área da saúde que você precisa conhecer

LER POST
03/09/2018

Diretivas Antecipadas de Vontade: o que o geriatra precisa saber sobre

LER POST