7 dicas essenciais para unir vida saudável e rotina agitada como médico

  • Home
  • Blog
  • Saúde
  • 7 dicas essenciais para unir vida saudável e rotina agitada como médico
Publicada 07/09/2018

Se você é do tipo que come fast-food dentro do carro, o único líquido que ingere é café e não para um segundo, é melhor se preocupar. É hora de rever a sua rotina e começar a ter uma vida saudável antes que a sua saúde fique comprometida e algum problema sério possa aparecer.

É claro que o dia a dia agitado de um médico dificulta um pouco a mudança de hábito. Entre uma consulta e outra, o deslocamento entre hospitais e clínicas e a ida para casa, é comum se esquecer de comer direito e praticar exercícios. Sem contar o estresse e o cansaço que parece já fazerem parte de você, não é mesmo?

No entanto, isso não pode ser desculpa para não se cuidar. Afinal, o que está em risco é a sua saúde. Para ajudar, separamos 7 dicas essenciais para ter uma vida saudável ainda que a sua rotina seja muito agitada. Continue a leitura e veja como colocá-las em prática!

1. Substitua alguns hábitos para ter uma vida saudável
A verdade é que muita coisa que foi criada para facilitar as nossas vidas também contribuíram para nos deixar mais sedentários. É o caso do elevador e dos meios de transporte em geral até os deliverys de comida.

Assim, uma boa forma de aproveitar melhor o tempo que você não tem é substituir esses facilitadores. Ou seja, prefira usar as escadas e, quem sabe, ir de bicicleta para, pelo menos, uma das instituições de saúde em que trabalha.

Outras substituições inteligentes é trocar os alimentos industrializados pelos naturais, os refinados pelos integrais e os doces por frutas. Pequenas atitudes como essas já contribuem para uma vida saudável!

2. Pratique exercícios em horários alternativos
Anda difícil fazer exercícios ou praticar atividades físicas? Então, aprenda a aproveitar melhor os seus horários. Por exemplo, ir a pé ou de bicicleta para o trabalho já é uma boa maneira de aproveitar esse tempo para se exercitar.

Agora, se quiser fazer mais atividades, tente usar os intervalos entre os atendimentos para treinar. Meia hora de treino intenso na academia por dia ajuda a perder peso, aumentar a resistência física e o condicionamento físico.

Para tanto, já existem diversas academias 24 horas que atendem a quem tem uma rotina diferenciada. Você também pode se planejar para se exercitar em horários de pico do trânsito e esperar o fluxo reduzir. O mais importante é saber se programar e organizar bem a sua agenda.

3. Leve comida mais saudável de casa
Biscoitos recheados, barras de cereais e salgadinhos não fazem parte de uma vida saudável. Pelo contrário, esses alimentos, por mais práticos que sejam, são ricos em gorduras e sódio, além de corantes e conservantes, oferecendo muitos riscos à saúde.

Por isso, o melhor é optar por lanches naturais, como saladas de frutas ou frutas frescas e secas, sanduíches integrais, bem como outros alimentos preparados em casa. Assim, faça boas escolhas ainda no supermercado e leve marmitas e potes com lanches saudáveis dentro da bolsa.

4. Mantenha uma garrafa com água por perto
É provável que sua rotina seja tão corrida que acaba se esquecendo de beber água, não é mesmo? Mas, como médico, nem precisamos lembrar a você o quanto ela é fundamental para a sua saúde.

Dessa forma, para evitar o esquecimento, o ideal é ter um copo ou garrafa d’água sempre à mão. Dá para levar na bolsa ou deixar em cima da mesa do consultório. O importante é que ela fique visível, para que você sempre se lembre de beber. Aos poucos, você vai se acostumando e, assim, beber água passa a ser algo mais natural.

5. Faça meditação em momentos de estresse
De nada adianta ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos para ter uma vida saudável se você vive estressado. A sua mente também precisa de cuidados. Com o tempo, esse estresse acumulado só prejudica a sua saúde física e mental.

Assim, sempre que passar por uma situação mais estressante que o normal, pare um momento para meditar e aliviar o estresse. Quando der, tente fazer pequenas pausas para reduzir a tensão e descontrair. Além disso, atividades como ioga, tai chi chuan, ginástica laboral, entre outras, também ajudam a relaxar. Inclusive, alguns hospitais costumam oferecer esse tipo de atividade para a equipe.

6. Procure dormir bem sempre
Caso não seja possível relaxar durante o dia, nada como uma boa noite de sono. Mesmo quando a rotina agitada não permite dormir 8 horas seguidas, é muito importante ter um descanso tranquilo, de qualidade.

Até durante os plantões, procure tirar alguns cochilos e fazer intervalos para descansar. Afinal, infelizmente, não dá para recuperar o sono perdido. Porém, você pode se sentir menos cansado ao aproveitar melhor o seu tempo.

7. Reserve momentos para se divertir
Por fim, é importante destacar a necessidade de se ter momentos de descanso e lazer. Não é nada saudável emendar dias de trabalho semanais com horas de plantões no fim de semana. Se você tem feito isso ultimamente, lembre-se de que o seu corpo uma hora vai reclamar, seja por meio de fraqueza e dores, seja pelo surgimento de alguma doença.

O fato é que todo médico, independentemente da especialidade, assim como qualquer profissional, precisa ter um tempo para relaxar e se divertir com a família e os amigos. O seu trabalho é importante, mas a sua saúde também.

Assim, saia com os amigos, pratique esportes, faça uma viagem. Além disso, inclua na sua rotina outras atividades, como cursos de especialização, congressos e outros eventos profissionais, que contribuem para a sua carreira e, ainda, podem ser uma forma de escape.

Enfim, ter uma vida saudável depende de muita boa vontade. É fundamental que você assuma o compromisso de cuidar de si mesmo. E nem sempre isso é uma tarefa fácil, principalmente com a sua rotina de médico. No entanto, em curto e longo prazo vai poder sentir os efeitos de suas escolhas. Pense nisso!

Gostou dessas dicas de como ter uma vida saudável? Então, que tal dividi-las com seus colegas? Compartilhe o post nas redes sociais para que outros médicos possam se cuidar melhor!




ÚLTIMOS POSTS

17/11/2023

Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

LER POST
04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER POST
24/08/2023

Proteção de dados e privacidade na área da saúde: desafios e boas práticas

LER POST