5 sites de Medicina para acompanhar e ficar atualizado

Publicada 20/07/2018

Atualizado em 06/08/2021

 

A Medicina passa por inovações o tempo todo. A cada dia novas pesquisas são realizadas e novas descobertas são feitas. Ao profissional da área, é imprescindível manter-se em constante atualização e ficar atento às novidades que surgem. Para isso, existem alguns sites de Medicina que são autoridade em relação aos avanços desse campo.

Com a ajuda da tecnologia, aprimorar os conhecimentos não é tão difícil. Você tem acesso fácil aos resultados de estudos que acabaram de ser concluídos em qualquer lugar do mundo — basta conhecer os canais certos para acompanhar. Neste post, apresentaremos 5 sites de alta relevância para o meio médico que você não pode deixar de visitar. Confira!

 

Por que atualizar o conhecimento é tão importante para o profissional da saúde?

Manter-se atualizado, na verdade, é necessário para profissionais de todas as áreas. Aqueles que querem ter sucesso em suas carreiras, não podem ficar estagnados. Devem ficar de olho em tudo o que há de novo em sua profissão e investir em educação continuada, como pós-graduação, MBA e demais cursos de capacitação.

Para o profissional da saúde, renovar o conhecimento não é apenas um diferencial no currículo ou um degrau para subir de cargo. É mais do que isso! No campo da Medicina, buscar atualização é fundamental para não ficar preso às teorias e aos métodos ultrapassados no dia a dia da prática médica. 

É importante ressaltar que essas novidades devem ser acompanhadas em nível mundial, porque grande parte dos estudos é realizada em laboratórios e universidades internacionais. Ainda bem que a internet quebra as barreiras da distância e nos permite saber de tudo o que acontece ao redor do mundo e de forma muito rápida.

Mas como ficar a par das inovações da Medicina em meio ao imenso acervo de conteúdos que são publicados nos canais de saúde online?

Claro que existem os portais sérios, cujo propósito é divulgar informações relevantes e contribuir para a evolução da comunidade médica e científica. Da mesma forma que a todo momento surgem novos blogs e sites que apresentam conteúdos incompletos, mal fundamentados, com abordagens sensacionalistas, apenas com o objetivo de ganhar cliques e visualizações.

De fato, para ter acesso às pesquisas mais confiáveis com todo o respaldo científico necessário, é importante acompanhar os sites que são autoridade no assunto. Você, como profissional bem informado, sabe que existe um universo de informações falsas que circulam pela web, não é mesmo? Portanto, atente à credibilidade das fontes, sempre!

 

Quais são os sites de Medicina que você deve acompanhar?

Com tanta informação publicada na internet, você precisa de um direcionamento antes de começar suas pesquisas e saber sobre os avanços do meio médico. Porque, dependendo do conteúdo acessado, ao contrário de atualização de conhecimento, o que você encontra é um desserviço à sua profissão.

Conheça, agora, 5 sites relevantes e confiáveis para os profissionais da saúde e para quem mais tiver interesse em se informar sobre as inovações da Medicina.

1. Portal CFM

Portal do Conselho Federal de Medicina (CFM) traz informações diversas sobre as práticas médicas em âmbito nacional. O site disponibiliza publicações sobre temas variados, relacionados à saúde, com opinião de especialistas.

Notícias sobre eventos, concursos públicos e demais serviços aos médicos e à população, também são divulgadas no Portal CFM, assim como informes técnicos e dados gerais sobre o Conselho.

Nesse site, o visitante também pode consultar as normas do CFM, o que inclui resoluções, pareceres e recomendações que direcionam todas as práticas da Medicina em território nacional.

2. PEBMED

Fundada por 3 médicos, a PEBMED trabalha com publicações de conteúdo no site, além de disponibilizar outras ferramentas, como o aplicativo Whitebook, com o propósito de facilitar as decisões clínicas dos profissionais da saúde.

O portal de notícias traz conteúdos que abordam as constantes atualizações da Medicina, incluindo publicações científicas, divulgação de eventos e demais informações sobre a área da saúde.

Os conteúdos são feitos de médicos para outros médicos. O portal conta com uma equipe de colunistas formada exclusivamente por profissionais da Medicina, que desenvolvem temas sobre as inúmeras especialidades da área médica.

3. Medscape

Medscape é um site destinado a médicos e outros profissionais da saúde em nível mundial. O portal disponibiliza as notícias mais recentes da Medicina, aborda as perspectivas de especialistas, traz informações clínicas de todas as áreas médicas e apresenta recursos essenciais para a prática da profissão.

Com conteúdo abrangente, atualizações constantes, tópicos relevantes e tecnologia de ponta, o Medscape é amplamente acessado e bem avaliado pelos profissionais da Medicina.

4. Medical News Today

Medical News Today (MNT) pertence à empresa Healthline Media UK Ltd., líder em publicações de serviços de saúde. O site recebe mais de 15 milhões de visitantes por mês, está entre os 260 melhores portais dos Estados Unidos e entre os 75 principais endereços eletrônicos do Reino Unido.

O MNT já possui em seu acervo digital quase 280 mil artigos, que abrangem centenas de temas relacionados à saúde e à Medicina. Somado a isso, ainda há o Centro de Conhecimento MNT, com informações voltadas a tópicos específicos, atualizados diariamente e escritos pela própria equipe do Medical News Today.

5. Hopkins Medicine

O site pertence à Johns Hopkins Medicine (JHM), uma das principais empresas de saúde dos Estados Unidos, que conta com médicos e cientistas do Hospital e da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins.

A organização JHM se apoia na missão de melhorar a saúde da comunidade local e mundial, investindo em aprimoramento contínuo dos serviços de atendimento clínico, pesquisas científicas e educação em Medicina. No portal, os visitantes têm acesso a diversas publicações relacionadas a descobertas médicas e informações gerais sobre saúde.

Aproveite que agora você já conhece sites de Medicina sérios e relevantes, não pare de expandir os seus saberes. Considere também a oportunidade de investir em cursos de especialização para continuar em evolução pessoal e profissional. Todo conhecimento adquirido é transformador!

Se este conteúdo foi útil para você, também pode ajudar outras pessoas. Então, compartilhe nosso post nas suas redes sociais e contribua para a propagação do conhecimento!




ÚLTIMOS POSTS

17/11/2023

Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

LER POST
04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER POST
24/08/2023

Proteção de dados e privacidade na área da saúde: desafios e boas práticas

LER POST