5 motivos para seguir carreira no cooperativismo

Publicada 22/06/2018

O cooperativismo foi criado há mais de 170 anos e se mantém sustentável como modelo de negócio no mundo todo. Confira, então, os motivos pelos quais você deve seguir carreira no setor:


1. O cooperativismo é um sistema para todos

Os cooperados são os donos do negócio, com o interesse de fazê-lo prosperar. Não há a figura do acionista e nem do lucro. As sobras são revertidas para os associados de maneira proporcional a sua contribuição. A cooperativa é uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida, regida por princípios e valores próprios do segmento.


2. É um setor que oferece muitas vagas de emprego

De 2010 a 2016, o número de empregados nas cooperativas mineiras cresceu 14,5%.
Somente em 2016, de acordo com o levantamento realizado pela Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), foram 5,8% de acréscimo no número de vagas, com 2.087 empregos gerados.


3. O cooperativismo movimenta a economia

As cooperativas mineiras, de acordo com a Ocemg, movimentam R$ 43,3 bilhões ao ano, o equivalente a 7,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Mais de 1,5 milhão de mineiros são associados a alguma cooperativa, um número que cresceu 8,9% em 2016.


4. É um setor que acredita na força de trabalho feminina

Em Minas Gerais, os números mais recentes mostram um aumento de 23,7% de participação feminina no quadro social das cooperativas, em 2016. A presença delas em cargos diretivos cresceu 11,4% no mesmo período. E o quadro funcional das cooperativas mineiras é composto por 49% de mulheres e 51% de homens.


5. As cooperativas brasileiras produzem alimentos de qualidade

As cooperativas nacionais respondem por 30% de toda produção nacional de alimentos e 4,8% das exportações do agronegócio, demonstrando a credibilidade do mercado externo nos produtos das cooperativas brasileiras.

 

Ficou curioso e deseja mais dados e informações?

Você pode baixar o nosso e-book "Cooperativismo: o que é, desafios e  oportunidades", gratuitamente, clicando aqui​! Nesse material, você vai saber mais sobre as possibilidades
de uma carreira promissora.​​


Fale com a Faculdade Unimed

Entre em contato pela central de atendimento
clicando aqui ou ligue para: 0800 702 1301



ÚLTIMOS POSTS

Ontem

Por que investir e participar de um congresso de Medicina?

LER POST
Ontem

Avaliação do médico na internet: como proceder em situações assim?

LER POST
Ontem

Quais são os diferencias da Faculdade Unimed para a sua carreira?

LER POST