4 cursos de gestão na área da saúde que você precisa conhecer

  • Home
  • Blog
  • Gestão
  • 4 cursos de gestão na área da saúde que você precisa conhecer
Publicada 04/09/2018

Para administrar qualquer tipo de negócio, é fundamental ter um conhecimento especializado para que se obtenha bons resultados. No setor da saúde, essa exigência é ainda maior, pois é necessário equacionar vários fatores e minimizar ao máximo os erros, afinal, trata-se da vida de pessoas. Dessa forma, há uma demanda grande por profissionais com cursos de gestão na área da saúde.

Ocorre que, muitas vezes, são médicos ou outros profissionais que assumem a função de gestão em estabelecimentos ou cooperativas do setor. O problema é que muitos não têm as competências adequadas para fazer uma administração sustentável, o que pode levar a má qualidade dos serviços e prejuízos financeiros.

Dessa maneira, torna-se essencial se qualificar para o gerenciamento dessas organizações, com cursos de especialização ou MBA.

Se você está em busca de uma formação como essa, acompanhe nosso post e descubra a importância de se aprimorar na área da gestão em saúde. Conheça também 4 cursos desse segmento da Faculdade Unimed que podem fazer a diferença na sua carreira!

 

Importância dos cursos de gestão na área da saúde

A Medicina e a área da saúde como um todo são dinâmicas, por isso os profissionais devem se manter atualizados com as tendências, novidades tecnológicas e outros temas que movimentam o setor.

Só assim é possível oferecer um serviço completo e de alta qualidade e também impulsionar a carreira. Médicos e outros profissionais da área da saúde podem se destacar no mercado de trabalho com a reciclagem e aprimoramento do conhecimento por diversos meios, como:

  • Participação em congressos, simpósios e outros grandes eventos de sua especialidade, que ocorrem durante todo o ano no Brasil e exterior;
  • Acompanhamento regular de sites e revistas especializados;
  • Realização de cursos de pós-graduação, como especializações e MBA (Master in Business Administration).

 

Especialmente quanto aos estudos, é necessário buscar por novos temas que poderão complementar sua área de atuação ou até mesmo abrir outras oportunidades profissionais.

O interessante é que os cursos de pós-graduação, como a especialização ou MBA, têm curta duração e um conteúdo programático voltado para as competências práticas e tendências do mercado de trabalho. Sem contar que é possível encontrar muitas opções de capacitação no formato Educação a Distância (EaD), que têm a mesma qualidade das versões presenciais e facilitam bastante a vida de quem tem uma agenda apertada, mas quer se capacitar.

Atualmente, um segmento que os médicos e outros profissionais de saúde precisam conhecer é o de gestão, seja relacionada a instituições de saúde (consultórios e clínicas particulares ou hospitais) ou às cooperativas do setor.

Isso acontece porque a universidade é direcionada para o conhecimento técnico-científico necessário apenas para o dia a dia da profissão. No entanto, não aborda disciplinas voltadas para a administração eficiente de uma clínica ou hospital, ou para o gerenciamento de operadoras de plano de saúde, tais como:

  • Liderança de Equipes;
  • Contabilidade e Gerenciamento de Finanças;
  • Planejamento Estratégico;
  • Auditoria;
  • Controladoria;
  • Visão Empresarial.
     

Dessa maneira, é importante que profissionais busquem cursos com essa temática, que vão apresentar as ferramentas para minimizar os riscos, como conhecimentos de gestão nas áreas de: orçamento, recursos humanos, materiais, equipamentos, tecnologias etc.

São competências que permitirão trabalhar com segurança e eficiência na área, equilibrando a qualidade do serviço prestado com os altos custos da saúde — um desafio de instituições públicas e privadas do Brasil. São conteúdos que preparam o gestor para ter um olhar estratégico de todos os setores, o que facilita a tomada de decisões e negociações.

 

Mercado de trabalho aquecido

Existe, hoje, uma carência de gestores qualificados na área da saúde no país, por isso quem escolhe dar continuidade aos estudos nesse segmento encontra boas oportunidades no mercado de trabalho, tanto no serviço público quanto na rede particular de atendimento.

Assim, fazer uma especialização ou MBA de gestão em saúde será um diferencial na carreira e uma valorização para o seu currículo, que vai permitir crescimento profissional e diversificação do seu campo de atuação.

Além disso, esse tipo de qualificação propicia o networking (uma rede de contatos profissionais), visto que professores do curso e outros colegas geralmente atuam no gerenciamento de instituições de saúde — o que propicia uma rica troca de experiências, indicações para o mercado de trabalho e até futuras parcerias profissionais.

 

4 cursos de gestão na área da saúde que são tendência

Agora que você já sabe as vantagens de se especializar com cursos de gestão na área da saúde, precisa conhecer algumas opções de qualificação que são tendência no mercado. Acompanhe a seguir:
 

1. Gestão de Cooperativas Aplicadas ao Sistema de Saúde

Para que seja sustentável, o cooperativismo na área da saúde demanda uma gestão eficiente. É preciso administrar orçamento, equipe médica, serviços aos usuários, exigências da ANS (Agência Nacional de Saúde), além de custos de procedimentos, medicamentos e materiais — que são bastante elevados nesse setor.

Trata-se, portanto, de um desafio que exige uma formação específica nesse segmento para que se ofereça um serviço seguro e de qualidade para os pacientes. É fundamental ter o conhecimento da teoria e prática, o que inclui direito do cooperado e consumidor, finanças, contabilidade, políticas empresariais e gestão de qualidade.

Somente desse modo é possível gerir o negócio de forma eficiente para que todos do sistema saiam ganhando — cooperados e usuários.

A questão é que, atualmente, muitos profissionais de saúde, principalmente médicos, atuam no gerenciamento de cooperativas desse setor sem um conhecimento sólido e experiência de gestão.

Dessa maneira, formar profissionais para esse segmento torna-se uma demanda da sociedade e também do mercado. E, para atender essa necessidade, a Faculdade Unimed lançou a especialização em Gestão de Cooperativas Aplicadas ao Sistema de Saúde.

É um curso com carga horária de 396 horas, dividido em 5 módulos temáticos:

  • Introdução ao Cooperativismo e Gestão de Pessoas;
  • Gestão Legal;
  • Gestão Financeira;
  • Gestão de Negócios;
  • Trabalho Científico.

Os diferenciais dessa pós-graduação é mesclar conhecimentos acadêmicos e práticos, preparando o gestor para as mais diferentes situações e desafios na gestão de cooperativas de sistemas de saúde. Ao final do curso, o aluno precisa desenvolver um trabalho de conclusão de curso (TCC).

Objetivos do curso

O conteúdo programático da especialização visa fornecer uma abordagem multidisciplinar direcionada para a prática da gestão do cooperativismo de saúde. O gestor vai aprender sobre a importância dos aspectos legais e éticos do setor, além de técnicas e estratégias para um gerenciamento inteligente de todos os aspectos que envolvem essa organização.

São disciplinas que estimulam o senso crítico para subsidiar a tomada de decisões, considerando o contexto socioeconômico do país e da própria cooperativa.

Outro ponto de destaque é entender a cooperativa de saúde como um negócio (apesar de suas peculiaridades), por isso o curso engloba políticas empresariais, governança corporativa, gestão de custos, planejamento estratégico e definição de resultados, sempre levando em conta a realidade peculiar desse tipo de organização.


Público-alvo

A especialização é direcionada para médicos cooperados, dirigentes, gerentes, conselheiros e todos os profissionais envolvidos com a gestão de cooperativas de sistemas de saúde ou ainda para aqueles que têm interesse nessa área de atuação.


Conteúdo Programático

Essa qualificação foi formatada de forma multidisciplinar. Confira a seguir o conteúdo que o aluno encontra no curso de Gestão de Cooperativas Aplicadas ao Sistema de Saúde:

  • Gestão de Conflitos e de Negociação;
  • Diagnóstico e Perspectivas do Cooperativismo;
  • Liderança e Desenvolvimento de Equipes;
  • Gestão de Pessoas;
  • Responsabilidade Civil e Penal do Gestor;
  • Direitos do Cooperado e do Consumidor;
  • Direito Aplicado ao Sistema Cooperativista;
  • Judicialização da Saúde e do Ato Médico;
  • Fundamentos da Contabilidade e Análise Contábil;
  • Gerenciamento Financeiro e Orçamentário;
  • Matemática Financeira Aplicada;
  • Gestão de Custos Assistenciais;
  • Gestão de Custos Fixos e Variáveis;
  • Metodologia Científica — EaD;
  • Princípios da Atenção Integral à Saúde;
  • Análise de Informações para a Decisão;
  • Governança Corporativa;
  • Gestão da Qualidade e dos Processos;
  • Gestão de Serviços Próprios;
  • Gestão de Rede de Prestadores.

 

2. Gestão Integrada da Qualidade em Saúde

Orquestrar todos os setores de uma instituição de saúde objetivando a qualidade dos serviços prestados não é tarefa fácil. É preciso lançar mão de estratégias que garantam segurança, padronização de processos, viabilidade financeira, gestão de riscos e também a satisfação de usuários.

Por isso, é fundamental a formação de gestores que conheçam a teoria e a prática do setor para uma administração de qualidade — o que se reflete na otimização dos serviços. E esse é o intuito da pós-graduação em Gestão Integrada da Qualidade em Saúde, da Faculdade Unimed, com carga horária de 100 horas.

O diferencial é que essa especialização, além da curta duração, é oferecida online, no formato de Educação a Distância (EaD) — os encontros são presenciais somente para a realização de provas e apresentação do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Assim, é possível assistir às aulas onde e quando quiser do notebook, tablet ou smartphone — uma flexibilidade importante para quem não consegue encaixar os estudos na agenda.
 

Objetivos do curso

A pós-graduação foi formatada para oferecer uma visão multidisciplinar e estratégica na área da gestão da qualidade em saúde para os profissionais do Sistema Unimed. O gestor que tem uma formação sólida torna-se figura-chave para promover o gerenciamento eficiente dos serviços de saúde e propor melhorias visando a segurança e satisfação dos pacientes.
 

Público-alvo

O curso é direcionado aos colaboradores do Sistema Unimed que trabalham ou vão atuar com gestão de qualidade — inclusive aqueles que fazem parte do Programa Qualifica.

 

3. MBA em Gestão de Negócios em Saúde

A área da saúde não é nada fácil de ser gerenciada, afinal são diferentes setores que devem trabalhar em conjunto para que os serviços sejam oferecidos com segurança e qualidade. A questão é que esse é um mercado dinâmico, que precisa acompanhar as mudanças da sociedade, os avanços técnico-científicos da Medicina, bem como as constantes atualizações das regulamentações da ANS.

A maior dificuldade desse contexto é que muitos gestores da área não têm o conhecimento adequado para a função. Isso pode aumentar os riscos do negócio e desequilibrar o orçamento, comprometendo o trabalho dos cooperados e o atendimento aos usuários. Pensando nisso, a Faculdade Unimed criou o curso de MBA em Gestão de Negócios em Saúde.

A pós-graduação foi desenvolvida por profissionais de diversas áreas que fazem parte do Sistema Unimed de todo o Brasil. Dessa maneira, o corpo docente é multidisciplinar e abrange as áreas de Gestão, Economia, Direito, Administração e Estratégia Organizacional.

A carga horária é de 360 horas e, ao final, o aluno desenvolve o trabalho de conclusão de curso (TCC). A pós é dividida em 5 módulos temáticos:

  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão Legal;
  • Gestão Contábil e Financeira;
  • Gestão de Negócios;
  • Trabalho Científico.
Objetivos do curso

Esse curso de gestão na área da saúde atende às necessidades e especificidades estratégicas desse segmento, com um conteúdo programático que forma gestores com conhecimentos teóricos e competências práticas relativas ao dia a dia das organizações de saúde.

A ideia é capacitar profissionais para atuar na gestão de negócios para o Sistema Unimed com uma visão estratégica dos processos relativos à gestão de negócios em saúde, com conhecimentos teóricos e práticos voltados à realidade desses serviços. Assim, a matriz curricular é direcionada para todos os aspectos desse setor.


Público-alvo

O curso é dirigido para cooperados e profissionais da área operacional do Sistema Unimed que precisam se atualizar e aprimorar os conhecimentos ou, ainda, que pretendem exercer as funções de direção ou conselho.


Conteúdo Programático

O MBA em Gestão de Negócios em Saúde apresenta pelo menos 40% de sua carga horária para a realização de exercícios práticos, dirigidos à realidade e desafios desses serviços. Confira abaixo as disciplinas:

  • Gestão de Conflitos e de Negociação;
  • Liderança e Desenvolvimento de Equipes;
  • Diagnóstico e Perspectivas do Cooperativismo;
  • Gestão de Pessoas;
  • Responsabilidade Civil e Penal do Gestor;
  • Direitos do Cooperado e do Consumidor;
  • Noções Básicas de Direito Empresarial;
  • Judicialização da Saúde e do Ato Médico;
  • Fundamentos de Contabilidade e Análise Contábil;
  • Gerenciamento Financeiro e Orçamentário;
  • Gestão de Custos Assistenciais;
  • Gestão de Custos Fixos e Variáveis;
  • Matemática Financeira Aplicada;
  • Metodologia Científica — EaD;
  • Governança Corporativa;
  • Gestão de Rede de Prestadores;
  • Gestão da Qualidade e dos Processos;
  • Gestão de Serviços Próprios.


4. MBA em Administração Hospitalar

Administrar um hospital envolve o equilíbrio de vários fatores, como a gestão de pessoal, de finanças, de materiais e equipamentos e até da infraestrutura, visando garantir a padronização de processos, minimização de erros e oferta de serviços de qualidade.

O desafio para esses estabelecimentos é acompanhar as tecnologias e outras evoluções da Medicina, que apresentam custos altíssimos, por isso é tão importante ter o conhecimento de gestão específico para esse setor.

A questão é que, atualmente, muitos cursos voltados para essa temática não preparam o gestor para a rotina hospitalar — ou são direcionados somente para a teoria, ou tem um enfoque exclusivamente estratégico. Pensando em unir o melhor da teoria e da prática, a Faculdade Unimed oferece o MBA em Administração Hospitalar.

O diferencial dessa formação é apresentar a fundamentação teórica aliada aos desafios enfrentados pelos administradores hospitalares no dia a dia. E uma das preocupações da Faculdade Unimed foi desenvolver uma qualificação com uma linguagem apropriada para quem não está habituado com os conceitos relativos à gestão — como médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde.

Esse curso de gestão na área da saúde tem carga horária de 360 horas e, ao final, o aluno realiza o trabalho de conclusão de curso (TCC). A pós-graduação está dividida em 5 módulos temáticos:

  • Introdução ao Mercado Hospitalar;
  • Contextualização da Gestão Empresarial;
  • Práticas de Gestão Assistencial;
  • Gestão da Operação Administrativa Financeira — Informações para Tomada de Decisão e Controle;
  • Trabalho Científico.
     
Objetivos do curso

O objetivo desse MBA é formar gestores com habilidades de liderança e conhecimentos de gestão para os diferentes cenários da administração hospitalar. Por esse motivo, a estrutura curricular se volta para a visão empresarial desse setor e competências técnicas para uma administração sustentável.

O aluno aprende a enxergar a estrutura hospitalar de forma completa — estuda temas direcionados para a gestão de indicadores, planejamento estratégico, controladoria, auditoria de contas, governança corporativa, custos e logística hospitalar, além de noções de Direito, Economia e Marketing.


Público-alvo

O MBA foi formatado para preparar profissionais da saúde (médicos e enfermeiros, por exemplo), administradores ou quem quiser trabalhar nesse segmento para atuar na gestão estratégica de hospitais e outros estabelecimentos de saúde — como clínicas em geral e serviços de diagnósticos. Para quem já atua na área, é uma ótimo oportunidade para atualizar e aprimorar os conhecimentos e técnicas.


Conteúdo Programático

O MBA em Administração Hospitalar da Faculdade Unimed tem um enfoque bastante atual, por isso a estrutura curricular é direcionada para as principais tendências do setor. Confira abaixo as disciplinas que o aluno encontra no curso:

  • Introdução aos Serviços de Saúde (Hospitais e Outros Recursos Próprios);
  • Organização e Financiamento do Sistema de Saúde e Regulação;
  • Noções de Direito Aplicado a Instituições de Saúde;
  • Hotelaria e Serviços de Apoio ao Paciente;
  • Planejamento Estratégico e Governança;
  • Gestão de Projetos Práticas de Mercado;
  • Marketing e Mercado em Serviços de Saúde;
  • Tecnologia da Informação — A Prática em Hospitais;
  • Gestão de Pessoas — Liderança e Gestão por Competências;
  • Gestão da Qualidade e Acreditação em Instituições de Saúde;
  • Fundamentos para Segurança do Paciente;
  • Fundamentos da Engenharia Clínica e Serviços de Manutenção;
  • Gestão de Serviço Assistencial Multidisciplinar;
  • Controladoria — Custos Hospitalares e Formação de Preços;
  • Administração Financeira, Gestão Orçamentária e Análise de Investimentos;
  • Auditoria de Contas Hospitalares;
  • Gestão de Estoques e Logística Hospitalar;
  • Indicadores e Ferramentas Práticas para Gestão.


Diferenciais da Faculdade Unimed

Existem várias opções de cursos de gestão na área da saúde oferecidos pela Faculdade Unimed. Se você ficou interessado em aprimorar seus conhecimentos, conheça alguns diferenciais dessa instituição de ensino superior (IES):
 

Credibilidade

A escolha de um curso de especialização ou MBA não é simples. É importante checar, primeiramente, a qualidade e referências da instituição de ensino, afinal você estará investindo seu tempo e dinheiro para se capacitar.

Nesse quesito, você não tem com o que se preocupar ao realizar sua pós-graduação com a Faculdade Unimed. Estamos falando de uma IES que nasceu no maior sistema cooperativista de saúde do mundo e que conta atualmente com:

  • 114 mil médicos cooperados;
  • 18 milhões de beneficiários;
  • 346 cooperativas;
  • 2.554 hospitais credenciados.

Assim, a instituição — criada em 1995 — carrega essa credibilidade, o que se reflete na ampla experiência quando o assunto é educação nas áreas de saúde, cooperativismo e gestão.
 

Qualidade do corpo docente

Uma preocupação da Faculdade Unimed é oferecer cursos com professores qualificados. Dessa maneira, seus programas de ensino são desenvolvidos, coordenados e ministrados por profissionais de diferentes áreas — especialistas, mestres e doutores, com ampla experiência acadêmica e vivência profissional.


Reconhecimento do MEC

Saiba também que os cursos de especialização e MBA da Faculdade Unimed estão autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), ou seja, você receberá um certificado com validade em todo o território nacional.


Flexibilidade para estudar

Se você não consegue encontrar tempo na sua agenda para se qualificar, pode escolher uma opção de curso de gestão na área da saúde na modalidade de Educação a Distância (EaD).

A Faculdade Unimed oferece essa flexibilidade para você realizar o seu curso sem precisar alterar sua rotina de trabalho. As aulas ficam disponíveis online em uma plataforma de ensino de fácil navegação e você estuda na hora e local que puder e quiser. Se houver dúvidas, é fácil entrar em contato com professores e tutores.

Outra vantagem, além de toda essa versatilidade, é que o aluno tem autonomia para seguir os estudos no seu próprio ritmo.


Conteúdo atuais e práticos

Quem busca uma pós-graduação na área de gestão está focado no mercado de trabalho e quer adquirir habilidades e conhecimentos voltados para as situações reais que enfrentará, por exemplo, em um hospital ou em qualquer outro estabelecimento de saúde.

A estrutura curricular dos cursos da Faculdade Unimed é cuidadosamente formatada para atender essa necessidade, ou seja, formar o profissional com competências práticas para seu campo de atuação. Além disso, o aluno fica atualizado com as últimas tendências e novidades tecnológicas da área em questão.

Realizar cursos de gestão na área da saúde vai transformar sua vida profissional. É um conhecimento fundamental para quem já atua no setor e precisa se atualizar ou ainda para quem quer ampliar as oportunidades profissionais — gerenciando estabelecimentos ou cooperativas de saúde com segurança e eficácia.

Se essa formação está em seu plano de carreira, escolha uma instituição de ensino que seja referência nessa área, como a Faculdade Unimed. Entre em contato conosco e receba mais detalhes sobre os cursos oferecidos!




ÚLTIMOS POSTS

17/11/2023

Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

LER POST
04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER POST
24/08/2023

Proteção de dados e privacidade na área da saúde: desafios e boas práticas

LER POST