Atualmente, o uso responsável da tecnologia no mundo virtual é uma habilidade necessária para, entre outras coisas, proteger dados, saber como se comportar on-line e filtrar a variedade de conteúdos disponíveis no ambiente virtual.
Com o objetivo de contribuir para a disseminação de conhecimentos e competências do mundo da tecnologia digital e a sua aplicação na prática médica no Sistema Unimed, a Faculdade Unimed, juntamente com a Unimed do Brasil, desenvolveu o curso de Formação Executiva em Governança Digital.
A iniciativa é uma parceria com o Centro Internacional de Pesquisa Atopos, da Universidade de São Paulo (USP), e conta com subsídio do Sescoop Nacional. A proposta pedagógica foi desenvolvida com professores e conteudistas que são referências internacionais sobre o tema, de países como Itália, Estados Unidos da América e Canadá.
Conteúdo síncrono (ao vivo): serão 32 horas de aulas em tempo real, em formato remoto, com duração de 4 horas, uma vez ao mês. Essas aulas permitem a interação entre o docente e o aluno e têm foco em estudos de casos, resolução de problemas, discussão de atualidades e aprofundamento no conteúdo previamente apresentado.
Conteúdo assíncrono (gravado): serão 88 horas de conteúdo gravado distribuído em 16 módulos desenvolvidos didaticamente, incluindo objetivos de aprendizagem claros e atividades problematizadas, que colocam o aluno diante de situações que poderão ser encontradas na prática. Os conceitos serão apresentados por meio de resumos dialógicos, podcasts, vídeos, infográficos e e-books.
Como foco estratégico, o curso é direcionado para dirigentes e lideranças do Sistema Unimed e outras cooperativas do mercado. As vagas são limitadas: são apenas 100, sendo duas turmas de 50 alunos.
O aluno será considerado apto para ser certificado se obtiver nota igual ou superior a 70% na avaliação final de cada disciplina.