Vitória (ES) recebe turma de Pós-Graduação em Perícia Médica

Publicada 28/02/2019

Nos dias 22 e 23 de fevereiro, foi realizado em Vitória (ES), as primeiras aulas do curso de Pós-Graduação em Perícia Médica, promovido pela Faculdade Unimed. Na aula inaugural, a disciplina "Responsabilidade Civil e Penal do Médico Perito", foi ministrada pelo coordenador do curso, Wagner Fonseca. De acordo com o professor, o objetivo principal da aula foi entender os fundamentos jurídicos para atuação em perícia médica, bem como as implicações jurídicas que envolvem a atuação do médico perito. “Considero esta aula uma das disciplinas introdutórias mais importantes do curso”, destaca.

A especialização surge para auxiliar os profissionais a atuarem com habilidades que vão além do tradicional exame clínico. Com carga horária de 360 horas, a grade curricular é composta por três módulos, divididos em 26 disciplinas, com duração de 18 meses. Os módulos foram organizados para atender aos três pilares de uma boa prática médica-pericial. Além disso, as atividades desenvolvidas durante o curso contarão com a participação de profissionais da área da medicina do trabalho, medicina legal, direito, entre outros. 

O professor menciona que a atividade pericial constitui na análise médica de um indivíduo com o objetivo de constatar níveis de comprometimento estrutural e funcional do organismo humano. “O curso estimula a investigação das consequências situacionais da vida da pessoa, ou seja, a análise das suas atividades diárias, ocupacional, social, afetiva e de formação, porém, sem a finalidade de intervenção no processo de saúde-doença”, afirma.

Outro fator importante para a capacitação nesta área é a crescente demanda judicial e extrajudicial para esclarecimentos de assuntos que envolvem a natureza médica. Segundo Fonseca, essas questões têm sobrecarregado os tribunais e demais instituições envolvidas com o tema "Judicialização da Medicina", o que requer profissionais com formação adequada para atuação em perícias médicas.

“Neste sentido, a proposta do curso de especialização em Perícia Médica é habilitar, capacitar e atualizar o médico interessado de forma estratégica. preparando-o para o ingresso no exercício profissional da Perícia Médica nos domínios do Direito Penal, Trabalhista e Cível. Além das diversas modalidades periciais como Médico-Legal, Administrativa, Previdenciária, Judicial, Tráfego e Securitária”, salienta Wagner.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Semana passada

FU promove palestra de cuidados paliativos em BH

LER POST
Semana passada

Alunos do curso Tecnólogo em Gestão Hospitalar promovem Trote Solidário

LER POST
Semana passada

FU realiza reunião de alinhamento: nova sede e pesquisa de clima são apresentados

LER POST