• Saúde
  • Unimed Recife recebe cursos da FU em parceria com a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva
Publicada 19/12/2018

Pediatric Advanced Life Support e Suporte Avançado da Vida em Cardiologia foram as capacitações ministradas

Médicos cooperados e enfermeiros da Unimed Recife tiveram a oportunidade, no mês de dezembro, de se capacitar em dois cursos da Faculdade Unimed realizados em parceria com a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva.

No curso Pediatric Advanced Life Support (PALS), realizado nos dias 01 e 02 de dezembro, os participantes fizeram imersão na prestação de atendimentos emergenciais a crianças e lactentes, e analisaram casos pediátricos, sempre com a supervisão de um grupo de instrutores com formação e atuação em pediatria, utilizando manequins e material audiovisual. Vale ressaltar que aos alunos aprovados será concedida certificação internacional da American Heart Association (AHA).

Para a aluna do curso, a médica pediátrica e coordenadora da Pediatria da Unimed Recife, Adriana Carneiro, o conteúdo da capacitação foi muito rico e os instrutores muito preparados. “A maneira como aprendemos a entubar, reanimar, identificar casos graves e como intervir é muito importante para nossa atuação”, salienta.

Já a capacitação Suporte Avançado da Vida em Cardiologia foi ministrada na cooperativa pernambucana em duas turmas, que receberam o treinamento nos dias 08 e 09/12; 15 e 16/12. O curso ensina sobre as mais diversas arritmias cardíacas, incluindo todos os ritmos de parada cardíaca, assim como a abordagem correta do paciente no pós-parada. A programação prática é realizada por simulações em estações (skill stations) com a ajuda de manequins especiais para treinamento das principais arritmias, reanimação cardíaca, principais medicações utilizadas durante e após a parada cardíaca.

Para o aluno do curso, o cardiologista que atua no setor de Emergência da Unimed Recife, Vitor Nunes, a capacitação foi extremamente relevante, incluindo toda a equipe da Singular que atua na área. “O conteúdo foi muito bom e certamente nos deixou melhor preparados com as diretrizes mais recentes da medicina no que se refere à cardiologia. Com certeza ganhamos muito, porém quem vai ser mais beneficiado são nossos pacientes, que poderão contar com profissionais treinados para diversas situações emergenciais”, assegura.

O médico ainda destaca a importância do certificado da American Heart Association (AHA), válido por dois anos, concedido aos alunos que aprovados na avaliação final. “O documento tem um peso muito grande e nos deixa à frente no mercado”, avalia.