Novas turmas de pós-graduação são iniciadas em MG, RJ e PR

Publicada 14/06/2018

Os dias 08, 09 e 15 de junho foram marcados pelo início das aulas de pós-graduação da Faculdade Unimed em cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. 

Em Belo Horizonte/MG, as aulas inaugurais da primeira turma de pós-graduação em Farmácia Oncológica na cidade aconteceram nos dias 08 e 09 de junho. A especialização visa formar profissionais para atuar na assistência oncológica e nos processos de manipulação de medicamentos quimioterápicos antineoplásicos, e em serviços multidisciplinares de saúde. De acordo com a coordenadora do curso, Kellen Cristina Matos, é sempre um desafio trabalhar com pacientes oncológicos. “São pacientes que estão abaladas emocionalmente e fisicamente e, para que o tratamento seja eficaz e dentro do esperado, não basta ter apenas um bom oncologista, mas também um back office eficaz para que a medicação e a assistência especializada ofereçam maior segurança na terapia do paciente. Neste quesito são os farmacêuticos e enfermeiros que darão esse suporte dentro de uma equipe multidisciplinar. A equipe precisa trabalhar em conjunto para o conforto, a atenção e o bem-estar do paciente”, afirma. 

Para a farmacêutica Talita Soares Azevedo, aluna da primeira turma de Belo Horizonte, a decisão pela especialização foi além de motivos profissionais. “Tenho certeza que a pós vai somar ao meu currículo de forma significativa. Somente este ano, já perdi três familiares com câncer, portanto, essa triste realidade pesou na minha escolha”, destaca.

O curso conta com parceria com o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais e alunos ativos no Conselho têm desconto de 15% nesta pós. As inscrições para a turma de BH continuam abertas e podem ser feitas aqui

Também no dia 08 foi iniciada a pós-graduação em Cuidados Paliativos, nas dependências da Unimed Juiz de Fora, em Minas Gerais. A especialização estimula o enfrentamento de situações cotidianas relacionadas ao falecimento, visando o cuidado integral ao paciente e seus familiares. Para a gestora em Saúde da Unimed Juiz de Fora e também aluna do curso, Bárbara Esperândio, a especialização será extremamente importante. “Já fazemos um cuidado paliativo domiciliar, por isso a oportunidade de realizar o curso é excelente. Precisamos ter um olhar clínico diferente para situações como estas, que muitas vezes são julgadas como simples, mas são muito delicadas, já que não envolvem somente o doente, mas também toda a sua família”, assegura. 

As inscrições para essa pós ainda estão abertas e podem ser feitas aqui​. As aulas acontecem no auditório da Unimed Juiz de Fora. Podem se inscrever profissionais de saúde de nível superior graduados em diversos campos do saber com interesse na atuação interdisciplinar em cuidados paliativos e em situações limites de morte, luto, sofrimento e dor.

O mesmo curso – pós-graduação em Cuidados Paliativos - foi iniciado no dia 09 de junho, no Rio de Janeiro. Trata-se de uma turma in company, composta exclusivamente por profissionais de saúde da Unimed Federação Rio, na capital fluminense. De acordo com o professor da aula inaugural, que é mestre e doutor em ciência da religião, Carlos Frederico Barboza, o objetivo é capacitar profissionais de saúde para atuação nas diversas formas de assistência e para variados perfis de pacientes. “Os profissionais de saúde precisam estar preparados para lidar tanto com os pacientes que estão chegando a óbito quanto com seus familiares. É um momento delicado que requer entendimento de como cada religião lida com o tema e também de que forma a morte é vista na perspectiva social, psicológica e biológica”, destaca. Segundo o docente, entender as religiões e todos os aspectos ligados ao óbito ajuda o profissional de saúde a lidar com a situação de forma mais adequada.  

CP Rio.jpg

Primeira aula da turma de pós-graduação em Cuidados Paliativos, da Unimed Federação Rio

Primeira aula da turma de pós-graduação em Cuidados Paliativos, da Unimed Federação Rio 

Fechando os novos cursos da primeira quinzena de junho, em Toledo/PR, foi iniciada, no dia 15 de junho, a pós-graduação em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva. Segundo a professora da aula inaugural, Amanda Santos, a primeira disciplina do curso é densa, com conceitos muito importantes relacionados a emergências cardiológicas. “Vamos tratar das paradas cardíacas, infarto e capacitar os presentes para atender a todas as emergências ligadas à cardiologia”, afirma.

Aluno do curso, o cirurgião do aparelho digestivo da Unimed de Toledo, Dr. Adriano Benites, assegura que a pós-graduação vai somar na sua atuação de forma completa. “Lidamos com pacientes graves, que geralmente ficam em UTI, por isso senti a necessidade de me aperfeiçoar, para melhorar minha atuação. Além disso, tenho colegas que já fizeram o curso e me informaram sobre a qualidade do conteúdo que é ensinado. Estou convencido de que é uma ótima escolha”, comemora. A turma continua com inscrições ativas (inscreva-se aqui). A pós é exclusiva para graduados em medicina. Médicos cooperados Unimed ou não cooperados podem se matricular. As aulas acontecem no Hotel Maestro, em Toledo/PR. 




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/04/2024

As inscrições estão abertas para seleção de bolsistas de iniciação científica em 2024

LER POST
03/04/2024

Resultados da seleção de Projetos de Pesquisa e Extensão de 2024 foram publicados

LER POST
03/04/2024

Resultado final do edital de monitoria (1º Semestre de 2024) está disponível!

LER POST