Instituto de Saúde do Amazonas promove pós-graduação em parceria com a Faculdade Unimed

Publicada 15/10/2018

Especialização lato sensu em Urgência, Emergência Médica e Terapia Intensiva é exclusiva para médicos

A área de urgência e emergência médica é um importante componente da assistência à saúde e tem se mostrado sobrecarregada nos últimos anos, basicamente pelo aumento do número de acidentes, da violência urbana e a insuficiente estruturação da rede assistencial. Essa realidade é muito presente no Estado do Amazonas, unidade da federação que possui apenas 1,1% do total de médicos do País, que é de 452.801 profissioanis. O Estado tem 4.844 médicos no total, sendo que 4.508 estão na capital Manaus (93,1%) e 336 (6,9%) prestam atendimento nos outros 63 municípios amazonenses. Todos esses dados são da pesquisa Demografia Médica 2018, realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio institucional dos conselhos Federal de Medicina (CFM) e Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp).

Diante desse cenário, o Instituto de Saúde do Amazonas (ISAM) - empresa que presta serviços multidisciplinares relacionados à saúde - firmou parceria com a Faculdade Unimed para ofertar a pós-graduação em Urgência, Emergência Médica e Terapia Intensiva (UETI).

A especialização, exclusiva para os médicos do ISAM, teve início nos dias 21 e 22 de setembro e, segundo a diretora do ISAM, Simone Carra, em Manaus, não existem médicos especializados na área, deficiência que prejudica os cuidados com a população local. “Ao formar profissionais em UETI, prestaremos um serviço de melhor qualidade, especializado, que certamente vai refletir na melhoria da saúde da população”, afirma.

Simone Poliana de Oliveira, médica e aluna da pós da FU realizada no ISAM, revela que o curso superou as expectativas. “Estou muito entusiasmada com os próximos módulos. Os estudos são de alta complexidade e abrem possibilidades para atuação tanto na urgência e emergência, quanto na UTI”, destaca.

Clique aqui para acessar mais informações sobre a pós-graduação em Urgência Emergência Médica e Terapia Intensiva, da Faculdade Unimed.