Gestão em saúde com racionalidade? Auditoria é a resposta

Publicada 15/01/2019

Atividade é extremamente relevante para o sucesso de uma cooperativa médica


Considerada como uma das mais importantes ferramentas para o controle administrativo de uma empresa, a auditoria é um instrumento que identifica todos os processos internos para auxiliar os gestores na tomada de decisão. Quando realizada de forma efetiva, o processo envolve mudanças nas atitudes, objetivos e ações das pessoas, o que gera grandes resultados para a organização, colaboradores e clientes. Por isso, a Faculdade Unimed oferece o serviço de assessoria para o Diagnóstico e Estruturação dos Serviços de Auditoria em Saúde para as Singulares.

De acordo com o responsável por realizar o trabalho nas Singulares, Prof. Adolfo Parenzi, a auditoria em saúde é reconhecida como uma atividade extremamente relevante para o sucesso de uma cooperativa médica operadora de planos de saúde, contribuindo para a utilização racional dos recursos e controle dos custos assistenciais. “Mas para se obter esse efeito, o serviço de Auditoria da Unimed deve estar adequadamente capacitado, dimensionado e com seus processos de trabalho bem definidos”, explica.

Parenzi destaca a importância do serviço de autoria em saúde, e compartilha um exemplo de mal funcionamento do processo de avaliação de solicitação de autorização. “Se esse processo não funcionar adequadamente, por exemplo, a Unimed corre o risco de Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), com possível autuação pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e até mesmo de um processo judicial. Por isso, se preparar para implantar essa ferramenta é crucial para obter uma gestão racional”, enfatiza. 

O docente Adolfo Parenzi é médico cirurgião geral e coordenador da pós-graduação em Auditoria em Saúde da Faculdade Unimed. É membro do Colégio Nacional de Auditores da Unimed do Brasil, da Diretoria da Associação Mineira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde, e da Associação Mineira de Auditoria Médica. No Sistema Unimed também já exerceu, na Unimed-BH, as atividades de médico Auditor, coordenador de Auditoria Médica e especialista de Auditoria em Saúde.

Para mais informações sobre a assessoria Diagnóstico e Estruturação dos Serviços de Auditoria em Saúde, ligue (31) 2121-2955/2989/2991 ou envie e-mail para [email protected].




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/04/2024

As inscrições estão abertas para seleção de bolsistas de iniciação científica em 2024

LER POST
03/04/2024

Resultados da seleção de Projetos de Pesquisa e Extensão de 2024 foram publicados

LER POST
03/04/2024

Resultado final do edital de monitoria (1º Semestre de 2024) está disponível!

LER POST