FU realiza curso gratuito sobre escrita acadêmica e iniciação científica

Publicada 15/01/2019

Para estimular o interesse de graduados e alunos de cursos de graduação pela pesquisa acadêmica, bem como quebrar alguns mitos e medos comuns acerca do tema, a Faculdade Unimed realizou, no final de 2018 (18 e 19/12), nas dependências de seu campus sede, em Belo Horizonte/MG, o curso Escrita Acadêmica e Iniciação Científica.

O treinamento foi realizado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex) sendo conduzido pela coordenadora, Carolina Resende, e a bibliotecária da FU, Fernanda Costa. Dos muitos assuntos abordados na teoria e na prática, destacam-se a elaboração de projeto de pesquisa, a padronização e normatização de trabalhos acadêmicos, e o levantamento bibliográfico.

Cerca de 30 pessoas participaram do curso, dentre alunos e colaboradores da FU, e a comunidade em geral. Para a colaboradora da Assessoria de Qualidade e Projetos da FU, Elaine Teixeira, a experiência do curso abriu horizontes sobre a escrita científica. “A professora Carolina abordou as questões com total segurança e conhecimento. Tenho objetivos pessoais na vida acadêmica e saí do curso bem motivada e feliz em saber que estou no caminho certo", avalia.

Já para Nathalia Moreira, aluna do curso de Psicologia de um centro universitário da capital mineira, o curso foi uma luz, já que ela está nos últimos períodos da graduação. “O assunto é um desafio para mim, que estou construindo meu trabalho de conclusão de curso. A forma como foi abordado pelas professoras descomplicou várias questões”, comenta.

O Núcleo de Pesquisa e Extensão da FU
O Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade Unimed tem a missão de cooperar para o desenvolvimento humano, intelectual e tecnológico da comunidade acadêmica, da comunidade local e dos cenários globais emergentes. Oferece suporte ao aluno e ao professor para iniciação científica, monitoria, estágios, relações internacionais etc.