FU promove extensão universitária com o Projeto Rondon Minas

Publicada 15/03/2019

Objetivando oportunizar experiências de diferentes realidades e que vão além da sala de aula para os seus alunos e, assim, potencializando suas competências técnicas, humanísticas e éticas, a Faculdade Unimed, em parceria com o Projeto Rodon Minas e, pelo segundo ao consecutivo, promoveu uma palestra que leva o conhecimento e motiva a participação dos alunos da instituição em projetos de pesquisa e extensão universitária.

O Projeto Rondon Minas é um grupo que realiza ações voluntárias em municípios mineiros com problemas de vulnerabilidade social e econômica. Nos anos de 2019 e 2020, fará ações regionais em municípios do interior do Estado e atuará com um projeto de intervenção social na regional Norte de Belo Horizonte, abrindo oportunidades de muitas vagas para a extensão universitária para alunos das instituições de ensino superior públicas e privadas.

Segundo a Coordenadora do Projeto, Monica Abranches, a ação contribui sobremaneira para a formação profissional dos universitários que conhecerão a realidade social e econômica dos municípios e podem colocar o seu conhecimento científico à serviço do desenvolvimento das comunidades mais vulneráveis do Estado de Minas Gerais. “O projeto tem contribuído para o encontro da teoria e a prática de cada curso envolvido e como campo de pesquisa para as universidades”, destaca a coordenadora.

Em 2018, duas alunas do curso de Gestão Hospitalar da Faculdade Unimed participaram de expedição do Projeto Rondon, nos municípios de Juscelino kubitschek e Buritizeiro. Karla Andreia de Oliveira dos Santos foi uma dessas alunas e destacou que a participação no projeto foi de extrema importância para sua vida profissional e pessoal. “Lidamos com situações muito delicadas, que envolveram crianças em vulnerabilidade social, que sofrem vários tipos de abusos. É tocante presenciar tantas situações e muito engrandecedor poder ajudar a melhorar a realidade dessas pessoas”, enfatizou a aluna.

As inscrições para participar do Projeto Rondon Minas serão abertas no dia 30 de março de 2019, por meio dos editais publicados na página do Facebook - Rondonminas..

Para conhecer mais sobre o projeto acesse o site http://www.rondonminas.wordpress.com