FU ministra cursos na área de saúde em várias cidades do País

Publicada 14/09/2018

Cuidados paliativos, OPME e medicina baseada em evidências foram algumas das capacitações realizadas na primeira quinzena de setembro

 

No dia 1º de setembro, a Unimed São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais, promoveu, para sua equipe multidisciplinar, o curso de curta duração em Cuidados Paliativos, em parceria com a Faculdade Unimed. Quem ministrou o treinamento, que teve duração total de oito horas, foi a professora e coordenadora da pós-graduação em Cuidados Paliativos, da FU, Cristiana Savoi. 

Além de controlar os sintomas físicos das doenças crônicas em estágios avançados, a medicina paliativa atua psicologicamente e socialmente para ajudar a resolver pendências sobre o que o paciente gostaria de fazer, se preparar e lidar melhor com a morte. “Diante do cenário atual da saúde, com uma perspectiva de envelhecimento progressivo da população e aumento de doenças crônicas degenerativas, a capacitação de profissionais é extremamente importante’, frisa Savoi. 

Turma do curso de curta duração em Cuidados Paliativos, ministrado na Unimed São Sebastião do Paraíso, em MG

Também no dia 1º de setembro, na cidade de Montes Claros/MG, a Faculdade realizou, com apoio da Unimed Norte de Minas, o curso Medicina Baseada em Evidências, com carga horária de oito horas. A capacitação aconteceu nas dependências da Singular mineira para um público de médicos, residentes, preceptores de residência e profissionais da área da saúde – de Unimeds e do mercado em geral. 

A medicina baseada em evidências é um processo no qual a partir de uma pergunta estruturada realiza-se a busca da melhor evidência científica na literatura, a qual é, então, adaptada de acordo com o paciente, com o contexto e com a experiência do médico. Uma nova turma do curso acontecerá em Belo Horizonte/MG, no dia 29 de setembro. Profissionais de saúde do mercado e de Unimeds podem se inscrever aqui

Já a temática Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) foi abordada em cursos ministrados pela Faculdade em Florianópolis/SC e em São José do Rio Preto/SP. 

Na capital catarinense, o curso Atualização, Auditoria em OPME/DMI e Produtos de Saúde aconteceu nos dias 31/08 e 01/09, em um hotel, no centro da cidade, e contou com a participação de profissionais de saúde, gestores em saúde e equipes de OPME de operadoras. Mais turmas desse curso estão previstas para acontecerem neste e nos próximos meses, nas cidades de Campo Grande/MS, Porto Alegre/RS, Brasília/DF e Rio de Janeiro/RJ. Profissionais do mercado e de Unimeds podem participar. Clique aqui para mais informações e inscrições. 

Em São José do Rio Preto, a Federação Intrafederativa das Unimeds do Oeste Paulista está oportunizando aos cooperados das Singulares da região - e também de outras Singulares do Estado de São Paulo por meio de parceria com a Unimed Fesp – a capacitação de 40 horas em Auditoria em OPME e Alto Custo. As aulas começaram no dia 05 de setembro. 

Conforme esclarece o presidente da Unimed Oeste Paulista, Miguel Zerati Filho, a Faculdade Unimed é uma aliada ao disponibilizar um corpo docente com reconhecida experiência e capacidade técnica. “Todos nós sabemos dos impactos causados nas operadoras pelo OPME e materiais de alto custo. Para podermos acompanhar as novas tecnologias, bem como suas indicações e utilizações racionais, necessitamos constantes atualizações. Portanto, os cursos da Faculdade Unimed são fundamentais”, explica Zerati Filho. 

O ginecologista, médico auditor e cooperado da Unimed Catanduva, Ricardo Antônio Vick, é um dos alunos do curso em São José do Rio Preto. “A tecnologia está avançando mais rápido do que nossa disponibilidade em participar de cursos e congressos. Por isso, essas capacitações têm de acontecer com maior frequência e em modelo de imersão. Em especial, devem ser ministradas por médicos auditores para que o conteúdo seja direcionado à prática e às dificuldades diárias da auditoria médica, pois ensinamentos genéricos não resolvem. Quanto mais atualizados, específicos e direcionados à prática, mais seguros realizaremos nosso trabalho, seja nas negativas ou nas liberações. Quando os colegas médicos participam de congressos internacionais - por exemplo de ortopedia e neurocirurgia -, eles voltam com outra cabeça e precisamos estar por dentro dessas novidades para incorporá-las em nossas decisões”, detalha Vick.  

Turma do curso Auditoria em OPME e Alto Custo, ministrado em São José do Rio Preto/SP




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Semana passada

As inscrições estão abertas para seleção de bolsistas de iniciação científica em 2024

LER POST
Semana passada

Resultados da seleção de Projetos de Pesquisa e Extensão de 2024 foram publicados

LER POST
Semana passada

Resultado final do edital de monitoria (1º Semestre de 2024) está disponível!

LER POST