FU apoia mesa-redonda do Hospital das Clínicas sobre doação de órgãos

  • Home
  • Notícias
  • Saúde
  • FU apoia mesa-redonda do Hospital das Clínicas sobre doação de órgãos
Publicada 28/09/2018

Alunos da graduação em Gestão Hospitalar participaram da discussão sobre novos critérios de doação de órgãos em casos de morte encefálica

 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou, recentemente, os critérios para definir a morte encefálica. A mudança nos procedimentos tem impacto no processo de doação e transplante de órgãos, que só pode ser iniciado depois do consentimento da família e da confirmação da morte cerebral do paciente. Para fomentar a discussão e elucidar médicos, residentes de medicina, acadêmicos e profissionais que fazem parte de Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, o Hospital das Clínicas de Belo Horizonte/MG realizou, no último dia 25, a mesa-redonda 'Diagnóstico de Morte Encefálica', a qual contou com o apoio da Faculdade Unimed. O evento aconteceu na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e contou com a participação de alunos da do curso de graduação em Gestão Hospitalar, da FU. 

Mesa-redonda 'Diagnóstico de Morte Encefálica', promovida pelo Hospital das Clínicas de BH, que contou com apoio da FU

A partir da nova resolução, além do neurologista, outros especialistas, como médico intensivista, neurocirurgião ou médico de emergência, poderão diagnosticar o fim da atividade cerebral do paciente. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil realizou, no ano passado, mais de 24 mil transplantes, porém cerca de 40 mil pessoas ainda aguardam na fila por um transplante e quase metade das famílias consultadas nega a autorização para doar órgãos. 

De acordo com a aluna da FU, Ivone Silva Mendes, que trabalha em uma Unidade Básica de Saúde, apesar de o tema não ter ligação direta com a área na qual trabalha, o assunto é muito interessante e importante de ser estudado por todos os profissionais da saúde. “Achei muito enriquecedor. Conhecer os protocolos, os exames e testes que são feitos foi, particularmente, muito relevante. Especialmente porque tive um caso na família, portanto, saber mais sobre o assunto me acalentou e tranquilizou. Tinha muitas dúvidas que foram sanadas”, explica.

Na ocasião, a Faculdade Unimed divulgou seu novo curso de pós-graduação: o MBA Gestão Inovadora em Serviços de Saúde, que tem dentre objetivos fomentar a discussão sobre os conceitos e os modelos de gestão inovadora nas instituições de saúde, preparando e capacitando lideranças para o mercado de trabalho. Para saber mais sobre o MBA Gestão Inovadora em Serviços de Saúde, clique aqui




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/04/2024

As inscrições estão abertas para seleção de bolsistas de iniciação científica em 2024

LER POST
03/04/2024

Resultados da seleção de Projetos de Pesquisa e Extensão de 2024 foram publicados

LER POST
03/04/2024

Resultado final do edital de monitoria (1º Semestre de 2024) está disponível!

LER POST