Entrevista: David Maia – Professor de cursos de pós-graduação e curta duração da Faculdade Unimed

  • Home
  • Notícias
  • Saúde
  • Entrevista: David Maia – Professor de cursos de pós-graduação e curta duração da Faculdade Unimed
Publicada 01/02/2018

Perfil

David Maia Oliveira

38 anos

Natural de Divinópolis/MG

Reside na região de Campinas/SP

Professor de cursos de pós-graduação e curta duração, e assessor da Faculdade Unimed

David.jpg
Formação

Bacharelado em Administração, Finanças e Gestão Estratégica

Pós-Graduação em Gestão Financeira

Mestrado Profissional em Administração de Empresas

Áreas macro de atuação

Performance de Recursos Próprios

Finanças corporativas 

Gestão de Custos e Resultados de Singulares

Cursos da Faculdade Unimed nos quais é docente

MBA em Gestão de Negócios

MBA em Gestão de Cooperativas

Pós-Graduação em Auditoria em Saúde

Conte um pouco sobre sua trajetória profissional. O Sr. sempre atuou com gestão na saúde?

Eu era executivo do mercado financeiro e também professor universitário dos cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis, em Divinópolis/MG. Foi quando recebi, em 2009, convite para lecionar uma disciplina de Gerenciamento Financeiro, mas à luz das cooperativas, na Faculdade Unimed. A disciplina fazia parte do MBA em Gestão de Negócios, e quem me convidou foi o coordenador do curso, professor Walden Camilo de Carvalho. A partir de então, gradativamente, fui me aproximando da área da saúde. 

Além de professor universitário, o Sr. teve outras experiências com gestão na área da saúde?

A minha atuação ao longo dos anos junto ao Sistema Unimed culminou com o convite para que eu assumisse o cargo de Secretário de Saúde da minha cidade natal - Divinópolis/MG -, cadeira que ocupei entre 2014 e 2016. A experiência como secretário municipal de saúde fez com que eu fizesse a transição da minha carreira, que voltou-se inteiramente para a área da saúde. Era executivo do mercado financeiro e hoje sou executivo da área da saúde full time. Já dirigi hospitais, sou assessor direto de diretorias de Singulares do Sistema Unimed, leciono na Faculdade Unimed... Meu carinho pela Fundação e pela Faculdade é muito grande. Considero que ela mudou a minha vida! 

Como é o ambiente de sala de aula da Faculdade Unimed?

Sou professor da Faculdade Unimed com muito prazer, pois é sempre um debate muito qualificado. Trabalhar com pessoas inteligentes é muito bom. Encontro um ambiente muito fértil para discutir, sabendo das limitações e das demandas que o Sistema tem, por exemplo, de modernização e competitividade. 

Quais as principais discussões em sala de aula, conforme as disciplinas que o Sr. leciona?

Discutimos performance. É um terreno fértil e carente de discussão. A Unimed tem que voltar a falar de performance. O mercado abriu-se para o capital externo. Temos agora multinacionais concorrendo. Nós fomos os pioneiros. Como pioneiros, temos carinho da população, mas esse carinho tem o limite da desempenho. Se não discutirmos, vamos passar muito aperto. 

E tal discussão tem rendido frutos?

Onde há discussão sobre modernização e profissionalização da gestão, e da performance, as Singulares estão deslanchando. Muitos alunos da Faculdade passaram a assumir a gestão dessas cooperativas. 

Como conhecedor do Sistema Unimed, quais desafios de gestão o Sr. acha plausível ponderar?

Temos que discutir performance, organizar a instituição para que ela possa ter tomadas de decisões sóbrias e no tempo adequado. Não pode haver lentidão, tampouco atuar de forma afoita. Mas, sobretudo, voltar a discutir desempenho operacional. A Unimed tem que ser referência operacional, é o que se espera dela. 

E o Sr. acha que o Sistema está nesse caminho?

Temos grandes locomotivas que estão puxando essa fila e isso tem sido um bom benchmarking para outras Unimeds, especialmente de médio e pequeno portes. Então, acredito que estamos no caminho. Mas penso que é preciso ser mais veloz, implantar, de fato, uma cultura para o resultado. Fazemos o institucional muito bem! Sabemos nos relacionar com steakholders, sabemos acomodar interesses. Mas os olhos devem estar intensamente voltados para a entrega de resultados, a satisfação do usuário, o custo de manutenção das unidades Para esses pontos de ajuste. Quem está catalisando e tomando decisões de forma mais rápida está entregando bons resultados. 

Há muitas diferenças nas turmas realizadas em todo o Brasil?

O plantel de gestores do Sistema é extremamente eclético. Por isso acho a Faculdade Unimed importante. Porque a instituição sabe e entende exatamente as especificidades do Sistema. Nas turmas in company, por exemplo, o programa de curso é montado conforme as especificidades da Unimed. São abordagens distintas para Unimeds de pequeno porte, de médio porte. Algumas já estão modernizadas em termos de gestão, já conversam bastante sobre mercado, outras não. Nosso grande desafio na oferta de ensino e capacitação é homogeneizar a performance. Porque os bons exemplos nós já temos. O caminho, de alguma forma, a gente já sabe. Precisamos criar mãos de ferro no resultado, o que chamamos de tour around, ou seja, fazer uma virada brusca quando necessário.

Os dirigentes do Sistema, que são médicos cooperados, têm formação na área de gestão?

Nem sempre. Quando os dirigentes têm formação em gestão, quando são, por exemplo, ex-alunos da Faculdade Unimed, normalmente conseguimos chegar muito mais rápido a direcionamentos e conclusões em sala de aula. Quando não possuem formação em gestão, nosso papel é realmente de destrinchar em conjunto diversos conceitos e transferir tecnologia de performance econômica, operacional e de devolução para o sócio, para o cooperado, dos resultados da empresa. E essa transferência das melhores práticas de gestão a Faculdade Unimed tem de sobra.

Quando me perguntam se dou aula na Faculdade Unimed eu respondo que não. Digo que faço transferência de práticas de gestão. Faço transferência daquilo que eu sei, tento colocar dentro de sala e desenvolver pessoas que possam dar sequência prática nos ensinamentos, não simplesmente alunos que tiram notas altas. Essa transferência é importante. Acho que esse é um grande produto que a Faculdade entrega. 

O que é mais prazeroso em dar aula?

Quando visito determinada unidade do Sistema e observo que ela está saindo de um eixo estacionário, de uma zona de conforto, passando a ser uma referência, um player forte no mercado. Isso é prazeroso.  




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/04/2024

As inscrições estão abertas para seleção de bolsistas de iniciação científica em 2024

LER POST
03/04/2024

Resultados da seleção de Projetos de Pesquisa e Extensão de 2024 foram publicados

LER POST
03/04/2024

Resultado final do edital de monitoria (1º Semestre de 2024) está disponível!

LER POST