Educação Cooperativista é tema de treinamento na Unimed Maceió

Publicada 15/10/2018

Objetivo é desenvolver consciência cooperativista nos participantes, contribuindo para o fortalecimento das relações sociais e econômicas na sociedade cooperativa, a partir de ferramentas de gestão

No dia 05 de outubro, cooperados e colaboradores da Unimed Maceió se reuniram em duas turmas para realização do curso de curta duração em ‘Educação Cooperativista’, ministrado pela Faculdade Unimed. A capacitação tem por objetivo desenvolver a consciência cooperativista dos participantes, contribuindo para o fortalecimento das relações sociais e econômicas na sociedade cooperativa, a partir de ferramentas de gestão.

O professor da Faculdade Unimed, Nemízio Antônio de Souza, chama atenção para o perfil dos alunos, formado por cooperados veteranos da Singular e também cooperados recém-admitidos no quadro social da cooperativa. O docente explica que o curso foi dividido em quatro momentos. “No primeiro momento, foi discutido o conceito de cooperação e foi mostrado que o processo organizacional de uma cooperativa está pautado nos objetivos comuns e na possibilidade de atuação coletiva para que todos obtenham resultado”, comenta

Já no segundo momento, de acordo com o docente, foi trabalhado o conceito de cooperativismo como um modelo de negócio baseado na participação e tomada de decisão de forma coletiva, bem como na gestão democrática, daí o conceito de autogestão. Depois foram abordadas as particularidades das sociedades cooperativas, mostrando o quanto elas se diferenciam das demais organizações de mercado, e suas possibilidade de atuação, trazendo resultados para os sócios. O funcionamento das sociedades cooperativas com base na a Lei 5.764/1971 também compôs o conteúdo do curso, assim como o estatuto social da Unimed Maceió.

Por fim, na quarta etapa, sinistralidade foi o tema das discussões. “Destacamos que o alto índice de sinistralidade impacta diretamente a cooperativa e os cooperados, e os participantes debateram sobre como contribuir para diminui-la. Toda a capacitação foi desenvolvida de forma participativa e a principal mensagem deixada foi que as ações individuais impactam no coletivo, por isso é importante entender a responsabilidade de cada um”, assegura o docente Nemízio.

De acordo com a coordenadora médica da Assessoria ao Cooperado da Unimed Maceió, Dra. Maria Magali Medeiros, como um dos principais steakholders da instituição, o cooperado precisa entender com muita clareza o que é o cooperativismo, por isso a escolha do curso. “Nossa percepção é que tem que haver uma mobilização e um estímulo ao conhecimento sobre cooperativismo e como ele funciona no Brasil.  Os cooperados precisam entender a responsabilidade que existe na atuação em uma cooperativa. Essa capacitação precisa ser contínua”, destaca Medeiros.

Para o aluno e cooperado da Unimed Maceió, Dr. Agenor Barros, o treinamento foi muito enriquecedor. “A capacitação esclareceu desde o que é cooperativismo, passando pelo lado histórico, até o estatuto da Unimed Maceió, que foi destrinchado com clareza e objetividade. Além disso, a parte sobre sinistralidade me chamou muita atenção”, afirma.

A Faculdade Unimed tem um extenso portfólio de cursos nas áreas de cooperativismo, saúde e gestão. A instituição de ensino superior (IES) também desenvolve capacitações personalizadas para as cooperativas Unimed. Clique aqui para consultar alguns cursos. Se preferir, entre em contato pelo telefone 0800 70 21 301.