Cuidados Paliativos são tema de palestra e pós-graduação promovidas pela FU

  • Home
  • Notícias
  • Saúde
  • Cuidados Paliativos são tema de palestra e pós-graduação promovidas pela FU
Publicada 28/09/2018

Em contexto de pacientes com doenças sem possibilidades de cura, profissionais de saúde têm como desafio avaliar e tratar da dor e outros sintomas físicos, assim como aspectos sociais, psicológicos e espirituais

 

Cuidados assistenciais oferecidos a todo paciente que tenha doença fora de possibilidades de cura (e que ameace a vida), visando a melhoria da qualidade de vida por meio da prevenção e alívio do sofrimento imposto pela doença. Essa é a definição de Cuidados Paliativos, uma metodologia fundamental de ser aplicada ao paciente e sua família no momento em que o médico identifica que não existem mais possibilidades de a doença ser curada. Para que isso ocorra de forma assertiva, é necessária a atuação de uma equipe multidisciplinar, que tem como desafio avaliar e tratar a dor e outros sintomas físicos, assim como aspectos sociais, psicológicos e espirituais. E para ajudar os profissionais da saúde nesse desafio, a Faculdade Unimed realizou, no dia 27 de setembro, em São Paulo, nas dependências da Unimed do Brasil (apoiadora do evento), a palestra ‘Cuidados Paliativos, Uma Necessidade Urgente’, a qual foi ministrada pela Dra. Cristiana Savoi. 

Palestra ‘Cuidados Paliativos, Uma Necessidade Urgente', ministrada pela Faculdade Unimed em parceria com a Unimed do Brasil 

Para Marta Augusto, enfermeira e consultora técnica da Unimed do Brasil, a palestra foi agregadora e acendeu luz em relação ao que o Brasil vai fazer, já que está bem atrás no incremento de programas, diretrizes e implementações em Cuidados Paliativos. “Atuo na área de Recursos e Serviços Próprios, na Unimed do Brasil, e o tema tratado é muito relevante, principalmente com a inversão da pirâmide populacional e envelhecimento da população. Temos, acredito que com urgência, começar a trabalhar e implantar programas em Cuidados Paliativos com maior efetividade, partindo do princípio da qualidade de vida no fim da vida, de equipe transdisciplinar capacitada e empoderamento da família. Um planejamento para que realmente se consiga trabalhar os Cuidados Paliativos com efetividade nas instituições, nas casas, nos hospitais. Parabéns à Faculdade por esse iniciativa”, opina. 

Importante destacar que a Faculdade Unimed oferta especialização na área e que a pós-graduação em Cuidados Paliativos está com inscrições abertas para turmas que iniciarão nas cidades de São Paulo/SP e Goiânia/GO. O curso é destinado a profissionais de saúde graduados. Para mais informações e inscrições, clique aqui.  

Em decorrência dos processos de transição demográfica e epidemiológica que o Brasil vive, torna-se necessário - para aprimorar o conhecimento em relação às doenças crônico-degenerativas e neoplásicas - desenvolver a capacitação de profissionais de saúde. "A implantação dos Cuidados Paliativos no Brasil ainda é muito recente e a preparação dos profissionais para essa modalidade de assistência integral e multidisciplinar é urgente. A problemática dos Cuidados Paliativos na pós-graduação da Faculdade Unimed é situada também no campo da bioética, em que princípios éticos, como beneficência, não-maleficência, autonomia, equidade e justiça servem de norte para a prática e as decisões dos profissionais", detalha a corrdenadora da especialização, Cristiana Savoi.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/04/2024

As inscrições estão abertas para seleção de bolsistas de iniciação científica em 2024

LER POST
03/04/2024

Resultados da seleção de Projetos de Pesquisa e Extensão de 2024 foram publicados

LER POST
03/04/2024

Resultado final do edital de monitoria (1º Semestre de 2024) está disponível!

LER POST