Alunos do curso Tecnólogo em Gestão Hospitalar promovem Trote Solidário

Publicada 15/03/2019

Alunos do 3º período do curso de Tecnólogo em Gestão Hospitalar da Faculdade Unimed, com o intuito promover a integração, aliada a ações de responsabilidade social, sustentabilidade e solidariedade, promoveram, no dia 13 de março, o Trote Solidário para a segunda turma do curso. A ação consistiu em oferecer um Coffee de boas-vindas para os novos alunos que, por sua vez, receberam o desafio de recolher doações de fraldas geriátricas, alimentos e roupas que foram destinadas para o Projeto Sabará Solidária.

O Projeto Sabará Solidária é uma plataforma que promove o encontro entre organizações sociais e pessoas dispostas a ajudar comunidades da região de Sabará com objetos, alimentos, produtos e dinheiro.

Segundo o aluno do terceiro período, Thiago Luís da Silva Pereira, a ideia do Trote Solidário teve início em 2018, com a entrada da Turma de Gestão de Cooperativas. Em conjunto com outros representantes de turma resolveram solicitar doações para entidades e comunidades carentes como forma de desmistificar os trotes tradicionais que em algumas situações denigre a imagem dos calouros e os expõem a situações delicadas e até de perigo. “A ideia é recepcionar os novos alunos e entregar esse desafio. Ao mesmo tempo que promovemos a integração e relacionamento entre alunos, professores e coordenadores”, comenta Thiago.

Os alunos recém-chegados à Faculdade Unimed cumpriram o desafio do trote e arrecadaram fraldas geriátricas, produtos de primeira necessidade, alimentos e roupas. O aluno, Lucas Antônio da Silva foi um dos participantes do trote solidário. Para ele, a iniciativa dos veteranos do curso foi muito interessante e trouxe maior integração ao grupo. “Começamos o curso cheios de expectativas e já promovendo uma ação social junto a comunidades carentes”, comenta Lucas.

Para o Coordenador do curso, Marcelo Augusto Nascimento, a solicitação de doações tem o objetivo de destacar a importância da caridade e, ao mesmo tempo, despertar nos discentes a importância de cumprir o papel do cidadão. “Procuramos mostrar aos alunos que todos têm o compromisso de ser agentes ativos na construção de um mundo mais justo, mais humano. Seja por meio da profissão ou enquanto cidadão.”