Pós-Graduação

GERIATRIA E GERONTOLOGIA

A área do envelhecimento engloba múltiplos e complexos fatores. Por esse motivo, além da abordagem da área da saúde, é preciso refletir também sobre a demografia, o papel da família e aspectos econômicos quando falamos do cuidado com idosos. Essa é a proposta do curso de especialização em Geriatria e Gerontologia: proporcionar uma melhor compreensão da lógica de promoção e da assistência integral à saúde do idoso.

Por meio de um um amplo programa de atenção integral à saúde ao idoso, as aulas tratam da complexidade do envelhecimento humano e a reflexão sobre a importância da superação dos modelos predominantes no país. A proposta pedagógica do curso propõe a construção de conhecimentos teóricos aplicados significativamente na prática profissional. O curso foi estruturado tendo como pressupostos básicos a interdisciplinaridade, a participação social, a promoção, a assistência e a reabilitação da saúde do idoso. Além disso, na sua estrutura curricular, serão trabalhados os mais relevantes conceitos de saúde coletiva e de metodologia científica.

MERCADO DE TRABALHO

A população acima da faixa etária dos sessenta anos aumenta em todo o mundo e, consequentemente, a demanda por serviços qualificados se amplia consideravelmente. Diante dessa realidade, o estudo do envelhecimento humano se torna uma necessidade de mercado, pelo fato de que, na maioria das graduações da área de saúde, a temática Geriatria e Gerontologia não compõem sua estrutura curricular e cada vez mais cresce a procura de profissionais de saúde que tenham conhecimento nessa área.

Para garantir a formação sólida dos discentes, trabalharemos com professores experientes e bem titulados no campo do envelhecimento humano.

OBJETIVO

Objetivo Geral

Formar profissionais da área de saúde para o entendimento da complexidade do envelhecimento humano e a importância da assistência qualificada.

 

Objetivos Específicos

  • Entender os agravos de saúde que acometem os idosos;

  • Compreender as técnicas profissionais para atuar com equipes multidisciplinares que lidam com os idosos;

  • Conhecer práticas preventivas de assistência para reabilitação de saúde dos idosos.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais da área de saúde: médicos, enfermeiros, assistente social, psicólogos, fisioterapeutas, fonoterapeutas, nutricionistas, dentistas, educação física e demais profissionais com inserção na área de Geriatria e Gerontologia, com inscrição nos respectivos conselhos regionais.

MÓDULO I - Contextualização da Geriatria e Gerontologia
Desafios Assistenciais para a Saúde do Idoso
18 horas
Fundamentação Teórica da Gerontologia
18 horas
Envelhecimento Populacional: Demografia e Epidemiologia
18 horas
Instrumentos Aplicados na Avaliação Funcional Geriátrica
18 horas
Desenvolvimento e aplicações das teorias do envelhecimento
18 horas
MÓDULO II - Modelos Preventivos na Prática da Geriatria e Gerontologia
Metodologia Científica- EaD
18 horas
Processo de envelhecimento: Fisiologia e Farmacologia
18 horas
Epidemiologia na terceira Idade – Prática Clínica
18 horas
Prática Geriátrica - Promoção da Saúde e Prevenção de doenças
18 horas
Prática Clínica baseada em Evidências
18 horas
Diferentes Cenários de Atenção nas organizações de Saúde
18 horas
Atividade Física e Prevenção de doenças típicas do envelhecimento
18 horas
Metodologia Científica II
18 horas
MÓDULO III - Atenção Integral ao Idoso na Geriatria e Gerontologia
Teorias biológicas do Envelhecimento
18 horas
Funcionamento cognitivo do processo de envelhecimento
18 horas
Contextualização das Síndromes na Prática Geriátrica
18 horas
Cuidado orientado na prática da Avaliação Geriátrica Ampla (AGA)
18 horas
Transtornos Neuropsiquiátricos em Idosos
18 horas
19. Envelhecimento populacional – Tendências, Desafios e Perspectivas
18 horas
MÓDULO IV - Trabalho Científico
Seminário Final - Apresentação do TCC
18 horas
Dr. Renato Peixoto Veras
Dr. Renato Peixoto Veras

Professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, Diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) há 23 anos; Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Entre os anos de 1976 e 1978, fez residência médica e especialização; Concluiu o mestrado no Instituto de Medicina Social/UERJ, em 1982; Na Inglaterra, na London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM), em 1984, concluiu o segundo mestrado em Saúde Coletiva (Community Medicine), e em 1992, obteve o Doutorado (PhD) no Guy's Hospital da Universidade de Londres; Atua nas áreas de Saúde Coletiva e Gerontologia; Sua área de pesquisa é “Envelhecimento e Modelos Preventivos na Terceira Idade”, onde tem vários artigos publicados nas principais revistas científicas; É pesquisador do CNPq e consultor de algumas agências e órgãos nacionais e internacionais; Nos últimos anos, tem se dedicado à criação de modelos de assistência integral para os idosos; Publicou alguns livros, entre eles “País Jovem com Cabelos Brancos” e “Gestão Contemporânea em Saúde”.

CARGA HORÁRIA 360 horas
TURNO Dia e Noite
PRÓXIMAS TURMAS
26 de outubro
São Paulo | SP
Módulo: 1º
Fale com a Faculdade Unimed

Entre em contato pela central de atendimento
clicando aqui ou ligue para: 0800 702 1301