Aperfeiçoamento

GESTÃO EM NEGÓCIOS PARA COOPERATIVAS DE CRÉDITO

 

Durante décadas, no ensino formal, nos foi ensinado que bastava fazer a nossa parte para que, naturalmente, bons empregos surgissem. Atualmente, já entendemos que não há gar

antia de emprego e precisamos investir em nós mesmos, buscando, de forma contínua, capacitação, novos conhecimentos, aumentando, assim, a nossa “taxa de empregabilidade”.

E nesse contexto de mercado, precisamos compreender as particularidades das cooperativas, onde várias questões precisam ser discutidas: Geramos sobras ou ganho social? Vamo operar com taxas competitivas, mínimas ou justas? Como agregar valor? Estes são temas centrais das mesas dos Dirigentes e Gestores das Unicreds pelo Brasil afora.

O Gestor de Negócios precisa aprender a ver a parte e o todo, o texto e o contexto, pois, somente assim, conseguirá classificar os projetos e ações operacionais, táticas, estratégicas e políticas.

Neste curso, os alunos poderão vivenciar experiências em clima cooperativo e que estimula a participação individual e o aprendizado em conjunto por meio de aulas expositivas, dinâmicas, simulações, jogos, estudos de casos e filmes, além de exercícios e análises de material apostilado.

MERCADO DE TRABALHO

 

Nos últimos anos, muito se tem falado de Gestão de Negócios como ciência holística. Novas abordagens são desenvolvidas e viajam continentes, levando conteúdos novos e repaginados, e a reflexão e o discernimento estão sempre presentes.

 

Reflexão para a consciência de que a Globalização já foi absorvida e, que agora mesmo, o seu produto ou serviço que parece inovador já virou um “commodity” e você nem percebeu.

Discernimento para, partindo do aguçamento da percepção, encontrar o real pensamento e planejamento estratégico que, por meio da análise ambiental, nos coloca de frente com o futuro, anseios, frustrações, debilidades e áreas de excelência.

As cooperativas precisam do nosso conhecimento sobre gestão de negócios urgentemente para que esses dois conceitos sejam entendidos e aplicados para a otimização dos resultados.

OBJETIVO

 

• Ampliar a capacidade de relacionamento interpessoal, melhorando a qualidade de vida e manutenção efetiva da empregabilidade do indivíduo;

• Melhorar o rendimento do trabalho executado pela equipe, tornando-a uma alavanca positiva para o sucesso da empresa;

• Fornecer as bases para o estabelecimento de um diferencial positivo dos processos mercadológicos da empresa, fortalecendo sua competitividade e imagem no mercado;

• Proporcionar aos gestores as condições necessárias para a agregação de valor no ciclo: Pré-Venda, Negociação e Fechamento e Pós-Venda, buscando além do aquecimento dos prospects, mas principalmente a fidelização das contas, resultando na perpetuação e a consequente profundidade por meio do aumento da venda média, tanto no faturamento como na lucratividade por cliente;

• Promover o profissionalismo do atendimento e das relações comerciais com clientes, de modo a atender às crescentes exigências do mercado e a elevar o volume físico-financeiro de vendas da empresa;

• Conceber os fundamentos essenciais da contabilidade gerencial, suas inter-relações com o negócio, sua importância estratégica e, notadamente, no que tange aos processos de custeio, gestão das margens e políticas de precificação, que determinarão os alicerces para o binômio “competitividade x rentabilidade”, tão almejados atualmente;

• Aperfeiçoar a área de Crédito como alavancadora de receitas e resultados, ou seja, vendendo mais e melhor a empresa incrementa a participação em seu mercado, além de proporcionar melhores índices de recebíveis, significando impactos positivos na liquidez e na solvência do fluxo de caixa;

• Realizar previsões orçamentárias e destinar as verbas para cada tipo de atividade desenvolvida dentro do negócio, e analisar periodicamente das diferenças entre o que foi previsto e o que foi realizado;

• Motivar a troca de experiências entre os participantes, integrando a teoria com exemplos verídicos que complementam o programa e permite a adequação à realidade empresarial vivido por cada um;

PÚBLICO-ALVO

 

Cooperados, Dirigentes, Conselheiros, Gerentes, Executivos e Colaboradores das áreas de: Planejamento, Recursos Humanos, Marketing, Vendas, Tesouraria, Crédito, Orçamento e Contabilidade.

CARGA HORÁRIA 100 horas
TURNO Dia e Noite
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