Pós-Graduação em Farmácia Oncológica: conheça o curso da Faculdade Unimed

Publicada 02/09/2018

O trabalho com pacientes oncológicos é uma atividade complexa e importantíssima. Com o aumento do número de casos da doença, acompanhado do avanço nos tratamentos, essa área de atenção à saúde está crescendo bastante. Nesse cenário, a Pós-Graduação em Farmácia Oncológica é uma ótima oportunidade profissional.

O curso é voltado para os profissionais que atuam ou têm interesse em atuar nesse campo. E investir em formação continuada é essencial para aperfeiçoar a prática e garantir a atualização dos conhecimentos. Quer saber mais sobre isso? Acompanhe as informações deste post!

Como funciona a Pós-Graduação em Farmácia Oncológica?
O curso é oferecido pela Faculdade Unimed e tem duração de 21 meses, com uma carga horária total de 360 horas. Os encontros são realizados mensalmente e acontecem às sextas-feiras nos turnos da tarde e da noite, e nos sábados nos turnos da manhã e da tarde.

O público-alvo dessa pós-graduação é formado, principalmente, por enfermeiros e farmacêuticos que tenham interesse em atuar na atenção ligada à oncologia. Tanto os profissionais que já trabalham na área quanto aqueles que desejam iniciar sua carreira têm muito a aproveitar no curso.

O objetivo da Pós-Graduação em Farmácia Oncológica é preparar os profissionais para trabalhar de forma ética e eficiente na assistência oncológica, realizando procedimentos de manipulação de remédios quimioterápicos com segurança. O curso agrega muito valor à formação do profissional, pois aborda a importância das pesquisas científicas nesse campo.

Qual é a grade curricular do curso?
Os conteúdos estudados na Pós-Graduação em Farmácia Oncológica estão divididos em cinco módulos. No primeiro, o estudante terá contato com as bases conceituais da oncologia. No segundo, aprenderá sobre as condutas no tratamento oncológico. O terceiro módulo aborda os medicamentos quimioterápicos antineoplásicos.

No quarto, estudam-se as práticas farmacotécnicas em oncologia, e o quinto módulo é a produção do trabalho científico de conclusão. Veja a lista com todos os assuntos que serão abordados pelos professores ao longo do curso:

  • Comunicação e Relacionamento Interpessoal;
  • Biologia Molecular do Câncer;
  • Atuação da Equipe Multidisciplinar em Oncologia;
  • Aspectos Clínicos do Diagnóstico e Tratamento Oncológico;
  • Bases Farmacológicas Quimioterápicas;
  • Bases Farmacológicas Biotecnológicas;
  • Atenção Farmacêutica em Oncologia;
  • Legislação e Bioética Aplicada à Oncologia;
  • Condutas Terapêuticas em Oncologia;
  • Avaliação da Prescrição de Medicamentos Antineoplásicos e de Suporte;
  • Manipulação de Medicamentos Quimioterápicos Antineoplásicos;
  • Gestão de Centrais de Manipulação de Antineoplásicos;
  • Gestão do Risco em Farmácia Hospitalar com Ênfase na Segurança do Paciente;
  • Farmacovigilância;
  • Práticas Farmacotécnicas em Oncologia no Âmbito Hospitalar, Ambulatorial e Domiciliar;
  • Gestão das Práticas Farmacotécnicas em Oncologia;
  • Prática de Saúde Baseada em Evidências / Visita Técnica Hospitalar;
  • Seminário Integrador — Práticas Oncológicas;
  • Metodologia Científica — EaD;
  • Seminário de Apresentação TCC.

Quais são os diferenciais oferecidos pela Faculdade Unimed?
Além de conhecer os detalhes sobre o currículo do curso, é fundamental que o profissional se preocupe com a qualidade da instituição que o oferece. A Faculdade Unimed conta com importantes diferenciais, como o renome e a estrutura, proporcionando uma experiência muito positiva aos estudantes.

O cuidado na seleção do corpo docente é indispensável. Na Faculdade Unimed, você tem a certeza de estudar com os melhores professores da área. Além dos conhecimentos adquiridos em sala, essa é uma grande oportunidade também de fazer contatos profissionais e fortalecer seu networking.

Mais um aspecto que destaca a instituição de outras faculdades é a aproximação com o campo científico. Durante todo o curso, é abordada a importância de conhecer os estudos científicos mais atuais sobre oncologia. Além disso, os professores estimulam que os alunos da pós-graduação também produzam trabalhos científicos e participem de eventos sobre o assunto.

Como todos os conteúdos são voltados para a experiência prática, o estudante tem a garantia de aprender sobre conceitos que são fundamentais para o trabalho na área oncológica. Além dos aspectos teóricos, são apresentados instrumentos que auxiliam na atuação profissional. O curso também aborda conhecimentos sobre instalação, estrutura, logística e manutenção de uma central de quimioterapia.

De que forma os conhecimentos adquiridos são aplicados na prática?
A Pós-Graduação em Farmácia Oncológica promove conhecimentos em farmácia clínica, legislação, biossegurança, atenção farmacêutica e oncologia. Isso tudo prepara os profissionais para potencializar sua atuação na área. Para aqueles que não exercem a função ainda, o curso enriquece o currículo e facilita a entrada na profissão.

Enfermeiros ou farmacêuticos com essa pós-graduação podem trabalhar em hospitais, ambulatórios e, ainda, em atendimentos domiciliares. As funções são tão amplas quanto os espaços de trabalho: esses profissionais podem atuar em cargos gerenciais na clínica, na assistência à saúde, na docência e, também, em pesquisas.

Quem se forma no curso e ocupa cargos relacionados a esse conhecimento pode exercer atividades como estas:

  • normatizar e desenvolver processos ligados ao recebimento, armazenamento, conservação e transporte de remédios e insumos farmacêuticos;
  • elaborar manuais de padronização dos procedimentos técnicos;
  • realizar o controle de qualidade dos produtos da farmácia quimioterápica;
  • avaliar prescrições médicas e cálculos para escolha na dosagem do medicamento;
  • verificar a compatibilidade química e física de diluentes e embalagens;
  • preparar os remédios que serão administrados aos pacientes;
  • gerir a farmácia clínica oncológica;
  • coordenar o descarte dos resíduos;
  • notificar acidentes pessoais ou ambientais;
  • realizar treinamentos para profissionais auxiliares e garantir o uso de equipamentos de proteção;
  • aplicar técnicas de biossegurança.

Qual a relevância do título para a carreira de quem realiza o curso?
Como dissemos, a área de oncologia está em crescimento no atendimento à saúde. O mercado de trabalho precisa de profissionais capacitados para atuar nesse campo, pois atender os pacientes oncológicos com empatia e responsabilidade é fundamental para oferecer bons tratamentos e alcançar resultados positivos.

Quem trabalha na saúde precisa estar atualizado sobre as necessidades e possibilidades que surgem a cada momento. Por isso, a Pós-Graduação em Farmácia Oncológica é um caminho interessante para os profissionais. Qualificar-se nessa área permite aproveitar boas oportunidades de trabalho e atender uma das principais demandas do sistema de saúde.

Todos os serviços de alta complexidade no tratamento do câncer precisam de um profissional com esses conhecimentos na manipulação dos medicamentos. Por esses motivos, o especialista em Farmácia Oncológica é bastante valorizado e encontra um amplo mercado de trabalho para sua atuação.

Percebeu como vale a pena realizar a Pós-Graduação em Farmácia Oncológica? Agora você já sabe detalhes sobre o curso e a área de atuação. Sem dúvida, é uma opção bastante significativa para enfermeiros e farmacêuticos.

E então, está interessado nessa formação? Entre em contato com a Faculdade Unimed e invista na sua carreira!




ÚLTIMOS POSTS

17/11/2023

Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

LER POST
04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER POST
24/08/2023

Proteção de dados e privacidade na área da saúde: desafios e boas práticas

LER POST