Gestão de Negócios em Saúde: conheça o MBA da Faculdade Unimed

Publicada 10/12/2018

Equilibrar a qualidade do atendimento com a sustentabilidade financeira é um dos maiores desafios da área da saúde. São vários fatores que precisam ser administrados e, por isso, é fundamental que o gestor tenha um conhecimento específico para esse gerenciamento. Para formar profissionais qualificados para a atividade de gestão em saúde, a Faculdade Unimed oferece o MBA em Gestão de Negócios em Saúde.

A pós-graduação lato sensu foi desenvolvida para preparar médicos cooperados e profissionais da área operacional do Sistema Unimed para a gestão de cooperativas de saúde, por meio de conteúdo voltado para planejamento, técnicas e estratégias específicas desse setor.

Quer conhecer os detalhes do curso de Gestão de Negócios em Saúde? Continue a leitura e veja os diferenciais deste MBA da Faculdade Unimed!

Como funciona o MBA em Gestão de Negócios em Saúde?
Segundo David Maia, um dos coordenadores do MBA em Gestão de Negócios em Saúde da Faculdade Unimed, o curso é direcionado às cooperativas Unimed e tem o objetivo de promover a transferência de tecnologia de gestão de negócios em saúde.

"Isso se torna possível pois é uma formação com característica descentralizada. Ou seja, em vez de as pessoas se deslocarem das diversas regiões do País para aprenderem o que há de novo, a Faculdade Unimed vai até elas, promovendo cursos muitas vezes na própria Unimed", detalha Maia.

Objetivo
Trata-se de um programa de especialização lato sensu que tem como objetivo atender as cooperativas de saúde em seus negócios de planos de saúde e também na gestão de seus serviços, além de potencializar ganhos na rede de Recursos Próprios Unimed, que são os locais de propriedade da cooperativa e controlados por ela, como hospitais e laboratórios. 

"O MBA aborda temáticas de gestão de pessoas, gestão do mercado, gestão da operação, gestão financeira, gestão organizacional, estrutura de governança e governabilidade", enumera o coordenador.

Corpo docente
A intenção, diz Maia, é levar para as cooperativas Unimed expertise de mercado juntamente com base conceitual. "Temos equilíbrio entre docentes que estão no mercado — no dia a dia de negócios em saúde — e profissionais com conhecimento acadêmico, inclusive com formação internacional, para equilibrarmos teoria e prática. Assim, situamos o público demandante na realidade, e fazemos ligação de causa e efeito na ciência", explica.

Duração
A carga horária do MBA em Gestão de Negócios em Saúde é de 360 horas, as aulas são presenciais, com encontros mensais que acontecem às sextas-feiras e aos sábados.

Qual é o conteúdo abordado no curso?
O MBA em Gestão de Negócios em Saúde contempla teoria e prática, com conteúdo programático dividido em cinco módulos. "As principais áreas de gestão são abordadas, todas com foco em negócios em saúde, nos quesitos teóricos e práticos", confirma Maia.

Confira a seguir as principais disciplinas da pós-graduação:

  • Gestão de Conflitos e de Negociação;
  • Liderança e Desenvolvimento de Equipes;
  • Diagnóstico e Perspectivas do Cooperativismo;
  • Gestão de Pessoas;
  • Responsabilidade Civil e Penal do Gestor;
  • Direitos do Cooperado e do Consumidor;
  • Noções Básicas de Direito Empresarial;
  • Judicialização da Saúde e do Ato Médico;
  • Fundamentos de Contabilidade e Análise Contábil;
  • Gerenciamento Financeiro e Orçamentário;
  • Gestão de Custos Assistenciais;
  • Gestão de Custos Fixos e Variáveis;
  • Matemática Financeira Aplicada;
  • Governança Corporativa;
  • Gestão de Rede de Prestadores;
  • Gestão da Qualidade e dos Processos;
  • Gestão de Serviços Próprios.

Para quem o MBA é indicado?
O curso é indicado para todo o Sistema Unimed. 

"O público-alvo são os médicos cooperados e também colaboradores das cooperativas Unimed. Normalmente, o curso é in loco, o que é chamado de in company. É feito nas dependências da própria Unimed ou em uma estrutura regional", reforça o coordenador do MBA.

Quais são as vantagens que essa qualificação oferece?
A principal vantagem é formar gestores qualificados para os negócios do setor da saúde. O profissional vai adquirir conhecimentos e competências para fazer um gerenciamento de qualidade na cooperativa de saúde.

Além disso, o curso visa atender Unimeds de todas as regiões do Brasil. "A disseminação do conhecimento in loco permite que pessoas que não teriam oportunidade de acessar grandes centros - seja por tempo ou até por recursos financeiros - tenham uma formação de vanguarda", destaca Maia.

Customização
É importante salientar ainda o fato de que o MBA é totalmente customizado para negócios em saúde, seja por profissionais que trarão as teorias que estão influenciando as discussões de saúde mais contemporâneas, seja por executivos da área de saúde que estão no cotidiano do setor. A linguagem é de aplicação imediata de conceitos.

"O terceiro ponto é a possibilidade de fazer a integração, ou seja, a socialização das diversas boas práticas que vêm sendo adotadas no Sistema Unimed. Como o MBA é descentralizado, o corpo docente leva até as Unimeds as melhores práticas, o que resulta, imediatamente, no desenvolvimento gerencial das cooperativas", completa Maia.

Atualização
O MBA em Gestão de Negócios em Saúde apresenta conteúdo atualizado, condizente com o atual ambiente de negócios.

"Vai ajudar as Unimeds a lidarem com uma competição mais dura e agressiva, em questões sobre como se situarem nesse novo contexto, como modernizarem suas práticas e produtos e como aprimorarem as técnicas de assistência em saúde. Há novos players, novas demandas, nova legislação. Portanto, a atual composição curricular já está adaptada ao mercado competitivo", enfatiza o coordenador.

Quais são os diferenciais dos cursos oferecidos pela Faculdade Unimed?
A Faculdade Unimed é uma instituição de ensino superior (IES) idealizada e fundada pelo maior sistema cooperativo de saúde: a Unimed. É referência no ensino em gestão, cooperativismo e saúde, com diferentes cursos direcionados para quem busca progressão na carreira. "É uma faculdade especializada e com profissionais de grande experiência em negócios em saúde", frisa Maia.

Agora você já conhece todas as vantagens do MBA em Gestão de Negócios em Saúde da Faculdade Unimed. Formação de qualidade, pioneira e com um custo bastante acessível. Não é à toa que já são milhares de alunos formados.

Quer mais informações sobre esta pós-graduação? Entre em contato com a Faculdade Unimed e receba todos os esclarecimentos!




ÚLTIMOS POSTS

17/11/2023

Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

LER POST
04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER POST
24/08/2023

Proteção de dados e privacidade na área da saúde: desafios e boas práticas

LER POST